Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Que estádios portugueses vão receber o Mundial de 2030?

Explicador Renascença

Que estádios portugueses vão receber jogos do Mundial 2030?

24 out, 2023 • Fátima Casanova


Portugal vai receber mais de uma dezena de jogos nos estádios da Luz, de Alvalade e do Dragão. Que jogos é que falta ainda saber.

O Governo adiantou esta terça-feira no Parlamento que o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, que será disputado em Portugal, Espanha e Marrocos, vai ter mais de uma dezena de jogos disputados em território nacional e que três estádios portugueses vão ser usados.

Quantos jogos vão ser disputados no nosso país?

O que se sabe até ao momento, e que a Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, disse esta terça-feira no Parlamento é que Portugal vai receber mais de uma dezena de jogos

Isto pode saber a pouco, tendo em conta que o Mundial de 2030 vai ter um total de 104 partidas. Em Portugal será cerca de um décimo. Além de Espanha e Marrocos, para assinalar o centenário do Mundial, também estão programados três jogos do outro lado do Atlântico: Uruguai, Argentina e Paraguai.

Mais de 100 jogos?

Sim, mas a fase final do Campeonato do Mundo vai ser alargada e vai ter um número recorde de seleções, com 48 equipas internacionais.

Será, por isso, o Mundial mais longo da história, durante 45 dias. E vai ter duas cerimónias de abertura, começando no fim-de-semana de 8 e 9 de junho na América do Sul, com a cerimónia de comemoração do centenário e as seleções do Uruguai, Argentina e Paraguai a jogarem em casa.

O primeiro jogo na Europa está marcado para 13 de junho com a respetiva cerimónia de abertura, não se conhecendo se será em Espanha, Marrocos ou em Portugal.

E já se sabe onde vão decorrer os jogos em Portugal?

Vão decorrer em três estádios: o da Luz e Alvalade, em Lisboa, e no estádio do Dragão, no Porto. Segundo o Governo, estes são os que cumprem os requisitos mínimos definidos pela FIFA.

Então não vão ser construídos mais estádios, como aconteceu no Euro 2004?

A ministra garantiu que não. Em resposta às perguntas da Iniciativa Liberal, Ana Catarina Mendes disse que não “haverá a construção de novos estádios”, acrescentando mesmo, que “nunca esteve como hipótese a construção de novos estádios”.

De resto, segundo o coordenador da candidatura do mundial, António Laranjo, já decorreram visitas técnicas aos 3 estádios portugueses. No caso de Espanha, foram feitas visitas a 15 estádios e o mesmo trabalho ainda vai ser feito em Marrocos.

E quanto é que Portugal vai gastar com o campeonato do mundo de futebol?

Os deputados também fizeram essa pergunta à ministra. Ana Catarina Mendes disse, que a sete anos do Mundial, ainda é cedo para falar em dinheiro.

Por outro lado, a ministra garantiu que o impacto económico para o país vai ser positivo, vai criar postos de trabalho e vai gerar maior receita fiscal.

Admitiu, no entanto, que é necessário fazer um novo estudo sobre o impacto do mundial … porque o primeiro está desajustado, uma vez que inicialmente a candidatura era apenas de Portugal e Espanha e agora conta também com Marrocos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.