06 dez, 2023 • Sérgio Costa
Esta terça-feira ficou-se a saber que Alcochete e Vendas Novas são os municípios apontados como melhor localização para o futuro aeroporto de Lisboa. Por um lado, "Alcochete tem mais vantagem porque é um espaço público, Vendas Novas envolve expropriações e está mais distante de Lisboa", sublinhou a Maria Rosário Partidário, coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI).
Não. Esta é apenas uma indicação da Comissão Técnica Independente para avaliar a melhor localização do futuro aeroporto. Esta avaliação está feita, depois haverá uma decisão política.
Sim, porque em cima da mesa estavam várias opções. Para além de Alcochete e Vendas Novas, foram estudadas hipóteses como Montijo, Poceirão – Rio Frio e até Santarém.
O poder político tem agora esta indicação e depois deverá avançar com uma decisão.
O líder do PSD, Luís Montenegro, disse já que se não se compromete com a solução Alcochete, caso seja eleito primeiro-ministro.
O novo aeroporto entra agora em discussão pública. A 10 de março haverá eleições, por isso não será antes dessa data.
Porque têm as melhores classificações nos vários critérios tidos em conta.
Tanto o Campo de Tiro de Alcochete como Vendas Novas seriam uma solução dual inicialmente, ou seja, poderia iniciar atividade ainda com o Aeroporto Humberto Delgado ainda a funcionar. E só mais tarde ficaria um aeroporto único, internacional.
Alcochete tem outra vantagem, uma vez que não será necessário efetuar expropriações. Montijo, que chegou a ser apontado várias vezes, perde neste critério e sobretudo nos critérios ambientais.
O custo será oito mil milhões só para a infraestrutura aeroportuária. Neste cálculo não estão contabilizados acessos, ligações de vários transportes incluindo uma nova travessia do Tejo.
A primeira pista estará pronta, na melhor das hipóteses, em 7 anos. O novo aeroporto não estará totalmente operacional em menos de 8 anos.
Enquanto não há novo aeroporto na região de Lisboa, o Governo vai aprovar na quinta-feira as novas obras no Humberto Delgado.