23 jan, 2024 • Sérgio Costa
Esta terça-feira, os Estados Unidos realizam, no Estado de New Hampshire, a segunda ronda das primárias Republicanas para as Presidenciais deste ano.
Donald Trump parte como favorito nas sondagens e pode mesmo dar um passo importante para garantir, desde já, a nomeação do partido.
O Explicador Renascença fala das previsões mais recentes dos analistas.
New Hampshire é considerado um Estado moderado, mas as sondagens indicam que o ex-Presidente norte-americano tem o apoio de mais de 50% das intenções de voto, superando a sua única concorrente no Partido Republicano, Nikki Haley, que tem 39%.
Se Trump ganhar neste Estado, é quase certo que nos outros estados o ex-Presidente sairá vencedor.
Além disso, o candidato desistente Ron DeSantis deixou implícito o apoio Trump, o que aumenta o eleitorado do antigo chefe de Estado nas primárias
Nikki Halley não é tão conhecida do eleitorado. Além disso, a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora americana nas Nações Unidas, assume posições mais moderadas do que Trump, o que num momento de enorme polarização da política norte-americana poderá não ser um bom trunfo eleitoral do lado Republicano.
Já Ron DeSantis, governador da Flórida, desistiu da nomeação após a derrota no Iowa.
Sendo DeSantis visto também como um político mais radical, o seu eleitorado deverá resvalar, sobretudo, para Trump.
EUA
O ex-Presidente beneficia do apoio concedido nos ú(...)
Em Estados como a Califórnia ou até Nova Iorque, considerados moderados, o apoio a Trump poderá não ser tão expressivo, mas certamente não serão suficientes para o ex-Presidente das próximas eleições.
Tudo aponta para que as próximas Presidenciais venham a ser disputadas, uma vez mais, entre Trump e Joe Biden.
A mais recente sondagem, divulgada na passada semana, revela que Joe Biden está a perder terreno nos chamados “swing-states”. São aqueles Estados onde o eleitorado facilmente transita entre os dois partidos, Republicano de Trump e Democrata de Biden.
O atual Presidente, neste momento, não ultrapassa os 26% nesses Estados. Trump está em trajetória ascendente.
Se se confirmar, abre-se uma janela para a vitória de Trump, em novembro.
Até junho. As últimas primárias republicanas serão disputadas no Montana, Nova Jérsia, Novo México e Dacota do Sul.