26 fev, 2024 • Anabela Góis
As eleições, como todos sabem, são a 10 de março, mas há quem vote mais cedo.
Já hoje há quem esteja a votar, e já decorrem também as inscrições para quem quer votar em mobilidade.
Os doentes internados e os reclusos podem votar entre esta segunda e quinta-feira, dia 29.
Claro que só podem votar se se tiverem inscrito para o efeito. O prazo terminou no passado dia 19 e inscreveram-se 4.381 eleitores, mais mil pessoas do que em 2022. É um aumento de 26,8%, de acordo com o Ministério da Administração Interna.
Entre estes mais de quatro mil eleitores, 683 são doentes internados e 3.698 são reclusos.
São representantes dos presidentes dos municípios onde os eleitores estão recenseados que se deslocam à cadeia ou aos hospitais para recolherem os votos.
É no distrito de Lisboa que há mais pessoas hospitalizadas e presas que manifestaram vontade de votar. São 1.645 pessoal.
No distrito do Porto inscreveram-se 669 pessoas.
Sim, as inscrições começaram ontem, domingo, e terminam na próxima quinta-feira. A inscrição é feita online, em votoantecipado.pt ou, por correio, para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Os eleitores escolhem um local de voto, num município de Portugal Continental ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Quem está inscrito vota no próximo domingo, dia 3 de março, ou seja, sete dias antes das eleições, numa mesa a constituir em cada município.
Se, por algum motivo, a pessoa que se inscreveu para o voto antecipado em mobilidade não conseguir votar, pode fazê-lo no dia 10 de março, no local habitual, onde está recenseado. Tem duas possibilidades, portanto.
Até ao meio-dia já estavam inscritos mais de 93 mil eleitores. O atual recorde de voto em mobilidade é de cerca de 285 mil eleitores, nas legislativas de 2022.
Não! Quem está recenseado em Portugal mas está deslocado no estrangeiro vota já amanhã, na quarta e na quinta-feira.
Nesse caso, a votação é feita nas embaixadas e nos consulados definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Qualquer dúvida, basta ir ao Portal do Eleitor, ou ligar 808 206 206.