13 mar, 2018
O eurodeputado socialista Francisco Assis e o professor universitário João Taborda da Fama consideram que o Parlamento tem legitimidade para discutir temas como a legalização da eutanásia, mas deve fazê-lo com responsabilidade e sem leviandade.
Este foi o tema principal de conversa esta terça-feira, uma vez que os projetos do PAN e do Bloco de Esquerda receberam dois pareceres negativos, um do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e outro da Ordem dos Enfermeiros.
João Taborda da Gama considera que “todo o timing desta discussão é um timing ligeiramente infeliz” e critica a “terminologia imprecisa” e uma “contradição intrínseca nos próprios projetos”.
“Os projetos são feitos de um modo que me parecem querer acelerar a sua aprovação ainda nesta sessão legislativa quando é preciso fazer um debate sobre a questão”, acrescenta.
Já o eurodeputado Francisco Assis lembra que esta matéria não pode ser vista como uma mera questão de “agenda política desta ou daquela força partidária como muitas vezes são vistos e apresentados” e que a “reflexão deve ser feita com grande abertura”.
Francisco Assis e João Taborda da Gama fazem ainda um balanço dos cinco anos de Pontificado do Papa Francisco.