Siga-nos no Whatsapp
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Caos na Venezuela

19 mai, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Falta tudo, desde alimentos a electricidade, passando pela liberdade política.

A tragédia económica, social e política na Venezuela atinge duramente a comunidade portuguesa que ali vive. Continua o chamado “socialismo bolivariano”, uma invenção que aproveita o nome de Simon Bolivar, que no séc. XIX teve um papel importante na independência de vários países da América Latina, até aí colónias de Espanha. Mas Hugo Chavez tinha uma capacidade política que não tem o seu sucessor, Nicolas Maduro. E a baixa do preço do petróleo trouxe a miséria a este país com grandes reservas de “crude”.

Chavez deu dinheiro à população pobre e também a “amigos” estrangeiros, como o líder da Bolívia, Evo Morales. Mas nada fez para dotar a Venezuela de uma economia menos dependente do petróleo. O dinheiro acabou.

Falta tudo, desde alimentos a electricidade, passando pela liberdade política. A oposição ganhou as últimas eleições, mas a ditadura de Maduro bloqueia o parlamento. Perante o caos, Maduro invoca uma desculpa habitual: tratar-se-ia de provocar uma violência generalizada, pretexto para uma intervenção militar externa. Mais provável será uma intervenção militar interna.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 19 mai, 2016 18:27
    PONHAM ATENCAO EM PORTUGAL NAO ANDEM A BRINACAR COM A POLITICA Y TERMINAN GOBERNADO POR LAS ESQUERDAS AL FINAL AINDA QUE PROTEGIDOS POR EUROPA PODEN ACABAR COMO A VENEZUELA
  • 19 mai, 2016 18:21
    FICOU CURTO NAS SUAS ANALISES VENEZUELA E JA UM INFERNO E HORA QUE AS AUTORIDADES PORTUGUESA ADOPTEM MEDIDAS PARA PROTEJER A NOSSA GENTE AUI RESIDENTE
  • Joao Gil
    19 mai, 2016 Lisboa 17:17
    Nicolas Maduro o unico lugar e destino que merece é a cadeia, perpétua se possivel, tamanho é o crime de que é culpado.
  • joao
    19 mai, 2016 lisboa 15:22
    vai ver que a culpa é da comissão europeia e da quebra das exportações...nunca é do modelo económico...
  • 19 mai, 2016 15:10
    E??!! Sarsfield, o básico!