Siga-nos no Whatsapp
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Depois do atentado

17 jul, 2024 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Trump não foi morto por uma questão de centímetros. Trump mostra-se agora preocupado com o clima de violência nos EUA e apela à união dos americanos. Talvez porque a probabilidade de ele voltar à Casa Branca se tornou muito alta.

O falhado atentado contra Trump veio tornar provável a vitória deste personagem em 5 de novembro próximo. É certo que ainda faltam quase quatro meses para a votação, mas a tendência de vitória de Trump é agora inegável.

A imagem que fica do atentado é uma foto que mostra sangue na cara de Trump e este erguendo o punho num gesto de desafio. Talvez pelo choque que sofreu – não morreu por uma questão de centímetros - Trump mostra-se agora preocupado com o clima de violência nos EUA (para o qual ele tanto contribuiu...) e apela à união dos americanos.

É possível que Trump seja sincero nesta sua inédita fase de “pacificador”. E também pode acontecer que Trump procure atenuar os sentimentos negativos que ele suscita em muitos americanos.

Quanto a Biden, não parece disponível para abandonar a corrida à reeleição. Se teria sido preferível que Joe Biden não fosse o candidato presidencial contra Biden, tal deveria ter sido decidido há meses, não agora.

Em 2022, há dois anos, o semanário The Economist alertava para que o partido democrático dos EUA deveria candidatar à presidência uma pessoa que não o Presidente Joe Biden. Várias personalidades manifestaram idêntica opinião.

Mas o partido democrático não tomou, a tempo, a decisão de escolher um outro candidato para vencer Trump e evitar o abalo para a democracia que Trump de novo na Casa Branca representará. A menos que o falhado atentado tenha mudado a personalidade de Trump.

Resta a Biden consolar-se pelos seus 54 anos de uma notável carreira política, que tende a acabar pouco gloriosamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.