Siga-nos no Whatsapp
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
ONU podia fazer mais pelo fim da guerra? “Guterres não é grande espingarda”

Henrique Raposo

ONU podia fazer mais pelo fim da guerra? “Guterres não é grande espingarda”

20 abr, 2022 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença considera que o secretário-geral das Nações Unidas deve e ainda tem tempo para mudar de atitude e que deve entrar “em ação”, com deslocações a Kiev, a Moscovo e aos países que acolhem refugiados.

Henrique Raposo diz que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, podia fazer mais esforços para tentar ajudar a resolver a guerra na Ucrânia. O comentário de Raposo surge na sequência de uma carta aberta assinada por mais de 200 antigos funcionários das Nações Unidas que pedem uma maior intervenção do líder da Organização das Nações Unidas.

"Esses 200 funcionários estão um pouco surpreendidos, mas os portugueses não devem estar, porque, para usar uma metáfora adequada aos tempos, sabemos que Guterres não é grande espingarda, nunca foi. Aquilo que ele está a mostrar neste momento é aquilo que sempre foi: um homem sem ação, sem movimento, sem vontade, que quer agradar a toda a gente", diz o comentador.

Raposo considera ainda que Guterres ainda pode e deve mudar de atitude. "[Guterres] Tem de ir a Kiev, tem de ir a Moscovo, tem de mostrar ação, tem de ir à Polónia ver os refugiados, à Roménia, à Eslováquia, à Moldávia", defende.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    20 abr, 2022 ILHAVO 14:03
    Mas não era ele a melhor espingarda do mundo?!