Siga-nos no Whatsapp
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
“Não é racismo, é uma agressividade normal de uma caricatura popular”

Henrique Raposo

Os cartazes. "Costa não faz nada por acaso, está a fazer-se de vítima

12 jun, 2023 • André Rodrigues , Olímpia Mairos


Na perspetiva do comentador, os cartazes exibidos na Régua por professores não são racistas, mas sim "caricatura popular”. Raposo ironiza: "Queriam um van Gogh?"

O comentador da Renascença Henrique Raposo não deteta qualquer mensagem racista nos cartazes com uma caricatura de António Costa, exibidos em protesto contra o primeiro-ministro durante as celebrações do 10 de Junho.

“Não é racismo. Aliás o tema 'racismo' aplicado a António Costa nunca foi um tema, não é um tema. Eu acho que ele está a usar isto, muito francamente, para desviar atenções, para se fazer de vítima”, argumenta o comentador d’As Três da Manhã.

A estratégia de vitimização de Costa é evidenciada, no olhar de Raposo, pela opção de percorrer a pé cerca de um quilómetro ao longo de um percurso repleto de professores.

“António Costa não faz nada por acaso e, portanto, está a fazer-se de vítima”, sentencia.

Na análise ao episódio dos cartazes com uma caricatura do primeiro-ministro, com lápis nos olhos e nariz de porco, vistos em Peso da Régua, Raposo encara a imagem o desenho como "uma caricatura popular”.

“O gosto pode ser sempre discutível, mas eu acho inacreditável que dois meses depois do 25 de abril estarmos a dizer ao povo que não pode ser agressivo em relação ao poder”, destaca.

“Aquela caricatura é um clássico de qualquer cortejo popular em Portugal, ao longo destes 50 anos de liberdade”, reforça.

"Queriam o quê? Um van Gogh?", ironiza.

Questionado sobre se o protesto dos professores não põe em causa aquilo que poderá ser o respeito da opinião pública pela sua luta, Henrique Raposo assinala que “aquele protesto é um protesto normal de uma classe que, com ou sem razão, está há um ano em guerra”.

“É agressiva e é normal em relação ao poder”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João A. Lopes
    30 jun, 2023 Porto 11:40
    Concordo com H.R.: «aquele protesto é um protesto normal de uma classe que, com ou sem razão, está há um ano em guerra».
  • José J C Cruz Pinto
    15 jun, 2023 ÍLHAVO 11:33
    Poder ser que tenha sido censurado o meu comentário de ontem à tarde. Por isso aqui vai algo ainda mais expressivo: Dá muito jeito aos porcos e bois cornudos da política, do sindicalismo, e outros domínios, que acham que eles é que podem insultar toda a gente (enquanto quaisquer outros não), verem um "jornalista" dar-lhe descarado apoio. É fino, e até parece "profissional" e objectivo, mas é uma pouca-vergonha - da parte deles (que já era, antes da ajuda agora recebida), e agora também do "jornalista". Chega assim ... ou ainda não?
  • José J C Cruz Pinto
    14 jun, 2023 Ílhavo 15:47
    E não há nada como um "jornalista" vir ajudar na chafurdice. Haverá ssmpre quem ache que é uma bênção profissional do chiqueiro.
  • Antonio Gomes
    14 jun, 2023 Lisboa 07:55
    Na prática, os alunos estão a ser instruídos a fazer o mesmo aos professores. Enfiar-lhes lápis nos olhos, revelam a insanidade e a bestialidade do autor dos cartazes .
  • carlos delfim
    13 jun, 2023 porto 20:21
    Este Henrique não engana ninguém ,sempre reacionário e previsível........
  • José C C Cruz Pinto
    13 jun, 2023 Ílhavo 16:17
    Portugal transformado numa grande suinicultura. [Se perguntarem ao nosso Presidente, ele vai talvez achar que "também é a melhor do mundo"] Quem se sentir mal com o cheiro do chiqueiro talvez tenha que emigrar.
  • Petervlg
    13 jun, 2023 Trofa 11:34
    O que António Costa e os seus seguidores, fizeram e fazem a classe dos professores, é inadmissível e inaceitável. Apenas pensem, e se fosse a Si, que António Costa, fizesse o que fez aos professores? É que, para roubar, ainda mais o povo começa-se por algum lado.
  • Lv
    13 jun, 2023 Loures 07:33
    A tralha repugnante fascista, todos solidários com o autor do nojo, e a glorificar o feito da autoria do Ventrulha!
  • Arnaldo Pereira
    12 jun, 2023 Algés 23:18
    O que a mim mais confusão faz, nem sequer é o facto de António Costa se sentir tão incomodado, mas sim a onda de críticas ao autor do desenho, por o terem considerado uma “ofensa inqualificável”, uma “afronta”, uma “indignidade”, “racismo”... e... «“ódio“ e “agressividade”... segundo Lobo Xavier, Pacheco Pereira e Alexandra Leitão». Afinal de contas, já outras caricaturas existiam, retratando o ministro da Educação e o PM, como carneiros... e ninguém se sentiu ofendido nem indignado... nem se gerou toda esta ONDA DE ATAQUE À DIGNIDADE DO PM E DA DEMOCRACIA! Aliás, a imagem nem sequer reproduz o focinho dum porco... mas apenas o nariz!!! Definição de focinho: «parte anterior e saliente da cabeça de vários animais, mais ou menos prolongada, que compreende o nariz, a boca e os queixos; tromba», Na minha modesta, ingénua e descomprometida opinião, trata-se de mais uma habilidade de António Costa (para mim o político mais inteligente que alguma vez conheci...), que conseguiu congregar à sua volta (à volta da sua «indignação») todo um coro de opiniões de políticos e de comentadores de política (mas não só), com o objectivo (mais uma vez) de DESVIAR A ATENÇÃO DOS REAIS PROBLEMAS DOS PROFESSORES... E DO PAÍS!!! É um estratega da política de alto gabarito. UM VERDADEIRO ARTISTA!!! Sobre a opinião dos políticos (e dos comentadores de política, igualmente políticos no activo ou “aposentados”), NÃO SURPREENDE!! Leiam (tomem conhecimento) da opinião do autor do desenho!!!
  • Arnaldo Pereira
    12 jun, 2023 Algés 17:00
    O que a mim mais confusão faz, nem sequer é o facto de António Costa se sentir tão incomodado, mas sim a onda de críticas ao autor do desenho, por o terem considerado uma “ofensa inqualificável”, uma “afronta”, uma “indignidade”, “racismo”... e... «“ódio“ e “agressividade”... segundo Lobo Xavier, Pacheco Pereira e Alexandra Leitão». Afinal de contas, já outras caricaturas existiam, retratando o ministro da Educação e o PM, como carneiros... e ninguèm se sentiu ofendido nem indignado... nem se gerou toda esta ONDA DE ATAQUE À DIGNIDADE DO PM E DA DEMOCRACIA! Aliás, a imagem nem sequer reproduz o focinho dum porco... mas apenas o nariz!!! Definição de focinho: «parte anterior e saliente da cabeça de vários animais, mais ou menos prolongada, que compreende o nariz, a boca e os queixos; tromba», Na minha modesta, ingénua e descomprometida opinião, trata-se de mais uma habilidade de António Costa (para mim o político mais inteligente que alguma vez conheci...), que conseguiu congregar à sua volta (à volta da sua «indignação») todo um coro de opiniões de políticos e de comentadores de política (mas não só), com o objectivo (mais uma vez) de DESVIAR A ATENÇÃO DOS REAIS PROBLEMAS DOS PROFESSORES... E DO PAÍS!!! É um estratega da política de alto gabarito. UM VERDADEIRO ARTISTA!!! Sobre a opinião dos políticos (e dos comentadores de política, igualmente políticos no activo ou “aposentados”), não admira que “embarquem” na estratégia montada por António Costa (eles estão do mesmo lado da barricada!!!). Recomendo que leiam (tomem conhecimento) da justificação do autor!!!