Siga-nos no Whatsapp
Henrique Raposo n´As Três da Manhã
Segundas e sexta-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Rússia. “As coisas podem ficar sempre piores”

Henrique Raposo

Crise na Rússia. "Uma potência em decadência é perigosíssima”

26 jun, 2023 • André Rodrigues , Isabel Pacheco


O comentador da Renascença teme que as coisas possam piora na Rússia e alerta para o perigo de o mundo estar perante uma Rússia e um Putin enfraquecidos.

O comentador d'As Três da Manhã diz que não há outra maneira de ver a revolta do grupo Wagner senão como “mais um passo de fraqueza de Putin” e alerta para os perigos que daí possam surgir.

“A fraqueza de Putin é uma boa noticia? À partida sim, mas temos de ter cuidado porque as coisas podem ficar sempre piores”, avisa.

Na visão de Henrique Raposo, “uma potência em decadência é perigosíssima. Um Putin e uma Rússia em queda podem ser piores do que o que temos tido”.

Mas, para o comentador a situação que se vive na Rússia pode representar outro perigo: o de nova guerra encabeçada pelo líder da República Russa da Tchechénia, Ramzan Kadyrov.

“A Tchetchénia é liderada por outro barão que pode tentar outra vez a independência. Naquela parte do mundo as coisas não são resolvidas com referendos”, lembra, alertando que "podemos ter novamente uma guerra naquela região”.

Os combatentes do grupo Wagner iniciaram no sábado uma ”marcha pela justiça” em direção a Moscovo contra os militares russos. A revolta do exército mercenário, que tem estado a apoiar Putin na invasão na Ucrânia, terminou no mesmo dia deixando o regime da Rússia em crise.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.