Siga-nos no Whatsapp
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Violência Doméstica - 21/01/2019

H. Raposo

"Há um problema cultura e judicial de desvalorização” da violência doméstica

21 jan, 2019


Raposo diz ainda que a baixa taxa de condenação efetiva dos agressores emite um sinal à comunidade de que "os homens podem continuar" a ser violentos.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que "há um problema cultural e judicial de desvalorização" da violência doméstica. O assunto foi abordado no espaço de debate do programa Carla Rocha - Manhã da Renascença a propósito da publicada do relatório do Grupo de Peritos para o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica que conclui que há em Portugal falhas no combate à violência contra mulheres.

Raposo diz ainda que a baixa taxa de condenação efetiva dos agressores emite um sinal à comunidade de que "os homens podem continuar" a ser violentos.

Na mesma linha, o escritor Jacinto Lucas Pires lembra que as penas devem "ter uma função dissuasora" e "encorajar as mulheres a dizer que são vítimas de violência doméstica".

Os últimos dados conhecidos, relativos a 2018 e apresentados em meados de novembro passado pelo Observatório de Mulheres Assassinadas, davam conta de 24 mulheres assassinadas por familiares ou companheiros em Portugal, mais seis do que em 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.