19 fev, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento
O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que a “esquerda quer aprovar a eutanásia numa espécie de bunker parlamentar”. Por isso, Raposo aplaude a iniciativa dos deputados do PSD na defesa pela realização de um referendo sobre o assunto.
“É preciso lutar contra esta pressa, mesmo que partas do pressuposto que vais perder”, justifica.
Um conjunto de deputados do PSD vai avançar com uma iniciativa de referendo sobre a despenalização da eutanásia, anunciou o primeiro subscritor, o ex-líder da JSD Pedro Rodrigues.
No mesmo espaço de debate do programa da Renascença “As Três da Manhã”, o comentador jacinto Lucas Pires assume que não gosta de referendos, mas neste caso é favorável a essa hipótese.
“Quando a democracia representativa parece atingir um limite, essa é a última via, uma outra via, às vezes necessária”, diz Lucas Pires.
O escritor considera que ainda é “tempo de o Parlamento ouvir a inquietação da opinião pública que é muito sonora” e “adiar a discussão”.
Lucas Pires apela ainda a uma verdadeira reflexão individual de cada deputado. “Se cada deputado realmente pensasse pela sua cabeça, não havia estes números”, remata.