04 mai, 2020 • Marta Grosso , Anabela Góis (moderação do debate)
O uso de máscaras começou a ser obrigatório em espaços fechados, nomeadamente nos transportes públicos, e estão previstas coimas para quem não cumprir as novas regras.
A Renascença foi para a rua neste primeiro dia útil de estado de calamidade e verificou que já há muita gente a cumprir. Mas, “os novos hábitos fazem-se todos os dias”, sublinha Jacinto Lucas Pires.
Coronavírus
4 de maio é o primeiro dia da primeira fase de des(...)
O comentador do programa As Três da Manhã lembra que, nesta nova fase, “o mais importante é a autorregulação da sociedade” e “perceber como é que se consolidam os novos hábitos, as novas rotinas”.
“Este desconfinamento é gradual e pode ter avanços e recuos. Vamos ter de nos ir habituando a diferentes normais e isso só é possível com a vontade coletiva das pessoas”, destaca.
Henrique Raposo concorda e reconhece que existe alguma resistência para o uso de máscara – incluindo a sua – mas “é importante para recuperarmos uma normalidade a sério”.
Covid-19
Francisco reforça proximidade aos que sofrem com a(...)
Os dois comentadores analisam ainda a polémica CGTP vs 13 de Maio em Fátima, com Jacinto Lucas Pires a considerar que pode haver razões para distinguir os dois eventos, mas que tal “deveria ter sido bem explicado logo ao início e falhou essa comunicação”.