Siga-nos no Whatsapp
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Primeiro dia de desconfinamento - 04/05/2020

J. Lucas Pires

Desconfinamento. “Os novos hábitos fazem-se todos os dias”

04 mai, 2020 • Marta Grosso , Anabela Góis (moderação do debate)


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo comentam o início da nova fase de pandemia de Covid-19 em Portugal.

O uso de máscaras começou a ser obrigatório em espaços fechados, nomeadamente nos transportes públicos, e estão previstas coimas para quem não cumprir as novas regras.

A Renascença foi para a rua neste primeiro dia útil de estado de calamidade e verificou que já há muita gente a cumprir. Mas, “os novos hábitos fazem-se todos os dias”, sublinha Jacinto Lucas Pires.

O comentador do programa As Três da Manhã lembra que, nesta nova fase, “o mais importante é a autorregulação da sociedade” e “perceber como é que se consolidam os novos hábitos, as novas rotinas”.

“Este desconfinamento é gradual e pode ter avanços e recuos. Vamos ter de nos ir habituando a diferentes normais e isso só é possível com a vontade coletiva das pessoas”, destaca.

Henrique Raposo concorda e reconhece que existe alguma resistência para o uso de máscara – incluindo a sua – mas “é importante para recuperarmos uma normalidade a sério”.

Os dois comentadores analisam ainda a polémica CGTP vs 13 de Maio em Fátima, com Jacinto Lucas Pires a considerar que pode haver razões para distinguir os dois eventos, mas que tal “deveria ter sido bem explicado logo ao início e falhou essa comunicação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.