Siga-nos no Whatsapp
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Gás. “Se todos passarmos para o mercado regulado, vai subir de preço”

João Duque

Gás. “Se todos passarmos para o mercado regulado vai subir de preço”

30 set, 2022 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença olha também para o conselho extraordinário dos ministros da Energia que se realiza, esta sexta-feira, em Bruxelas.

O comentador da Renascença João Duque alerta que, se todos passarem para o mercado regulado de gás, este mercado "vai subir de preço".

A explicação reside no facto do mercado regulado do gás ser fornecido ao abrigo de um contrato antigo e especial com a Nigéria, mas, se todos passarem para este mercado, "o tal contrato com a Nigéria não é suficiente para cobrir todas as necessidades".

Neste espaço de comentário, olhou ainda para o conselho extraordinário dos ministros da Energia que se realiza esta sexta-feira em Bruxelas e onde pode ser decidida uma taxação às empresas de combustíveis com lucros extraordinários.

Sobre esta hipótese João Duque lembra que "há uma grande diferença entre os vários países" e que "Portugal, por exemplo, é dos países da Europa que mais tributa as empresas em geral, portanto, nós já estamos com taxas sobre os lucros extraordinários, sem saber o que isso é".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.