Siga-nos no Whatsapp
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Mexer no IVA? Seria “Interessante” uma baixa generalizada

João Duque

Mexer no IVA? Seria “interessante” uma baixa generalizada

23 mar, 2023 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento


Comentador da Renascença não considera adequada uma descida do IVA apenas para alguns elementos. João Duque diz ainda que a possibilidade de aumentar salários avançada por António Costa é contradizer o ministro das Finanças.

O comentador da Renascença João Duque defende que, a haver alguma alteração na taxa do IVA, devia ser uma redução generalizada.

"Reduzir o IVA pode fazer sentido em geral. Era uma medida interessante, beneficiaria todos, mas não com esta lógica de fazer baixar o preço específico de alguns elementos", diz o economista que, no espaço de opinião das "Três da Manhã", comentou as declarações de António Costa, no Parlamento, sobre uma eventual redução do IVA para os bens essenciais.

"Podemos movimentar o IVA para cima ou para baixo, mas desta forma, para beneficiar quem mais necessita, não me parece que seja a forma adequada, porque todos comemos pão, todos comemos arroz, todos comemos massa e, portanto, também não vamos fazer uma segregação e dirigir a descida do IVA para alguns", acrescenta.

João Duque comentou ainda a hipótese admitida pelo primeiro-ministro de aumentar os salários da Função Pública. João Duque considera que esta posição "contraria o próprio ministro das Finanças, que dizia no início que não aumentamos mais os salários para não provocar inflação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.