Siga-nos no Whatsapp
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo

João Duque

Mudanças nos certificados de aforro. "Faz sempre sentido incentivar a poupança"

08 out, 2024 • Sérgio Costa , João Malheiro


O economista avisa que a poupança tem de estar sempre alinhada "com as condições do mercado".

A melhoria das condições de subscrição dos certificados de aforro é positiva, porque "faz sempre sentido incentivar a poupança".

É a visão de João Duque que realça, por outro lado, que também se deve incentivar o consumo dos não-residentes em Portugal.

O comentador Renascença refere que só com poupança é que depois é possível fazer investimentos.

"Os lucros, as rendas ou os juros acabam por ir para quem poupou e investiu. Se queremos que algum rendimento geral fique em Portugal, os portugueses têm de poupar", defende.

Contudo, o economista avisa que a poupança tem de estar sempre alinhada "com as condições do mercado".

João Duque diz que é preciso "consumir na proporção adequada àquilo que são as capacidades". Ou seja, evitar consumo "supérfluo e baseado em crédito".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.