Siga-nos no Whatsapp
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Disciplina de Cidadania devia ter "educação financeira"

João Duque

Disciplina de Cidadania devia ter "educação financeira"

31 out, 2024 • Sérgio Costa , Olímpia Mairos


No dia da poupança, o comentador da Renascença analisa a notícia de que nunca foram recebidas tantas queixas contra a banca.

O comentador da Renascença João Duque considera que a disciplina de Cidadania devia ter uma vertente sobre literacia financeira.

No comentário à notícia de que estão a aumentar reclamações sobre investimentos em produtos de risco, alegadamente impingidos pela banca aos clientes, o economista entende que “devíamos incentivar mais esse tipo de educação”, “às vezes, mais importante do que outra, de outra natureza, dentro do âmbito daquela disciplina famosa de Cidadania”.

“Todos deveriam ter conhecimentos básicos como o efeito da inflação, o efeito acumulativo dos juros, o que é risco e as noções de que, de facto, nós vivemos numa sociedade com risco, há produtos com mais risco e com menos risco, e incentivar mais à poupança, porque a poupança é absolutamente fundamental para servir o investimento e para garantir um futuro melhor”, defende.

No seu espaço de comentário n’As Três da Manhã, Duque sublinha que “temos um problema de literacia ou iliteracia financeira”, assinalando que “é fácil as pessoas não fazerem contas muito assertivas e muito certinhas de acordo com aquilo que são os cânones de avaliação de investimento”.

“Juntando isso com algum descuido de alguns intermediários financeiros, junta-se, quer dizer, o rastilho que é aceso pela ignição e, portanto, temos basicamente uma pequena explosão que, às vezes, é uma grande explosão”, sinaliza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luis
    31 out, 2024 liassa 13:21
    para quê?......se o dinheiro nem chega para viver......
  • luis
    31 out, 2024 liassa 13:21
    para quê?......se o dinheiro nem chega para viver......