Siga-nos no Whatsapp
Novas Crónicas da Idade Mídia
O que se escreve e o que se diz nos jornais, na rádio, na televisão e nas redes socais. E como se diz. Eduardo Oliveira e Silva, Luís Marinho, Luís Marques e Rui Pêgo são quatro jornalistas com passado, mas sempre presentes, olham para as notícias, das manchetes às mais escondidas, e refletem sobre a informação a que temos direito. Todas as semanas, leem, ouvem, veem… E não podem ignorar. Um programa Renascença para ouvir todos os domingos, às 12h, ou a partir de sexta-feira em podcast.
A+ / A-
Arquivo
​Os canais TV de notícias são de notícias ou de comentário?

Novas Crónicas da Idade Mídia

​Os canais TV de notícias são de notícias ou de comentário?

21 dez, 2023 • Eduardo Oliveira e Silva, Luís Marinho, Luís Marques e Rui Pêgo


Eduardo Oliveira e Silva, Luís Marinho, Luís Marques e Rui Pêgo refletem sobre o papel dos canais noticiosos.

A realidade que se instalou tem a ver com questões económicas, com a debilidade de recursos financeiros para produzir notícias, reportagem, investigação, levando os Media a refugiaram-se no comentário que tem custos muito mais controlados?

Ou tem a ver com a atual vocação das redações, com novas gerações de jornalistas que não estão preparadas para irem atrás da notícia, “cavarem a notícia” e fazerem investigação?
Ou ainda, com a velocidade deste nosso tempo que desvaloriza a notícia e produz uma pressão tremenda sobre as redações que acabam por se deixarem seduzir pelas empresas de comunicação?
As razões que conduziram à atual realidade são diversas, e complexas. O resultado tem sido o empobrecimento da oferta.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.