28 set, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)
Certamente, quando vai ao supermercado, escolhe a fruta em função do apelo visual. Porque os olhos também comem.
O caso da maçã é paradigmático: se pegar numa que tenha a casca pisada, certamente vai devolvê-la à palete. Isto para já não falar naquelas que nem sequer chegam à prateleira por não serem visualmente apelativas.
Na Europa, 30% da fruta é desperdiçada por simples razões estéticas. Mas está em perfeitas condições para ser consumida.
Consciente disso, uma empresa com sede no Porto decidiu pegar em toda a fruta "feia" transformando-a num snack saudável. Que não é mais do que fruta lascada e desidratada. Sem corantes nem conservantes.
Em quatro anos, 15 milhões de peças de fruta tiveram uma segunda oportunidade. Qualquer coisa como 2.500 toneladas.
Um produto de sucesso que é vendido em 7.000 lojas de cinco países e que, para além de Portugal, chega a Espanha, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Japão.