02 out, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)
A mudança pode ser lenta, mas os portugueses estão a comprar mais carros eléctricos. De acordo com a Associação Automóvel de Portugal, no primeiro semestre deste ano, foram vendidas 921 viaturas deste segmento do futuro. Um aumento de 130% em relação ao mesmo periodo do ano passado.
E em todo o ano passado os portugueses compraram 756 carros eléctricos. Ou seja, até Julho, comprámos quase mais 200 carros eléctricos do que em todo o ano passado.
Só que em Portugal as medidas anti-diesel avançam a um ritmo significativamente mais lento do que no resto da Europa.
Desde 2015 que Lisboa proíbe carros com matrículas anteriores a 2000 e a 1996 nas chamadas zonas de emissões reduzidas nos dias úteis das sete da manhã às nove da noite. A infracção implica uma coima.
Mas será que isso contribuiu para diminuir as entradas diárias de veículos na capital? E já agora, na cidade do Porto?
Dados recentes indicam que, no conjunto das duas maiores cidades, entram todos os dias pelo menos 660 mil viaturas automóveis que transformam as manhãs e os finais de tarde dos automobilistas num autêntico desafio à paciência.
Por um ano, um automobilista em Lisboa passa 154 horas no 'pára-arranca'. No Porto, são 118 horas.
De acordo com o ranking mundial das melhores e das piores cidades para conduzir, Lisboa está na posição 58 e, a nível europeu, a capital portuguesa apresenta o oitavo pior índice de congestionamento automóvel (36%).
Entre 2006 e 2014, foram vendidas cerca de um milhão e meio de viaturas a gasóleo? Portugal está entre os países europeus com a maior percentagem de viaturas movidas por este que é o combustivel mais poluente de todos.
Ora, conscientes da inevitável desvalorização dos carros a diesel, os portugueses vão tentando despachá-los.
E segundo o Diário de Notícias, que cita dados do Standvirtual, a percentagem de carros a gasóleo usados à venda naquela plataforma acelerou dos 69% para os 73%, entre o primeiro semestre de 2015 e Junho de 2017.