26 out, 2017 • André Rodrigues , José Luís Moreira (sonorização)
Se está à procura de emprego, isto interessa-lhe. A Talentworks, uma empresa de recrutamento com sede nos Estados Unidos, diz que a melhor hora do dia para enviar curriculos de emprego é de manhã.
E como chegaram a esta conclusão? A plataforma analisou 1610 candidaturas enviadas em diferentes periodos do dia durante vários meses. E percebeu que os candidatos que remeteram os seus curriculos até às 10h00 têm pelo menos 13% de hipóteses de serem convocados para uma entrevista de trabalho. Cinco vezes mais possibilidades do que quem envia um currículo depois da hora de expediente.
Das 10 em diante, a probabilidade cai 10% a cada meia hora.
A excepção são as 12h30. Nesse período, há um aumento de 11% a favor de quem procura trabalho. E isso até pode fazer sentido, porque há muitos chefes que aproveitam a hora de almoço para ver emails. Depois disso, as hipóteses voltam a cair abruptamente.
E das quatro da tarde em diante, esqueça. Aliás, a Talentworks diz mesmo que a partir das 19h30, os curriculos enviados têm menos de 3% de hipóteses de virem a dar direito a uma entrevista.
Ou então, no melhor dos cenários, o seu CV vai aumentar a pilha de papéis na secretária do director de recursos humanos. E passado algum tempo, acaba no saco azul da reciclagem do papel.
Por isso, para não correr riscos, tenha em atenção estas duas dicas: responda aos anuncios de emprego três a quatro dias depois da publicação e remeta o seu curriculo até às 10 da manhã.
Poderá achar que são meros detalhes. Mas os especialistas da Talentworks acreditam, cientificamente, que a combinação destes dois comportamentos aumenta 40 vezes as possibilidades de arranjar emprego.