30 abr, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)
“Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és” é o provérbio que nos aconselha a escolher bem as nossas companhias para que não sejamos mal influenciados. Mas o Netflix adaptou-o ao perfil dos seus subscritores e descobriu que o animal de estimação diz muito sobre as preferências dos seus consumidores.
O equivalente a “diz-me que animal de estimação tens e eu digo-te que tipo de séries gostas de ver”. Num estudo realizado em diferentes países, a plataforma de séries e filmes conclui que em Portugal os donos de cães (27%) preferem séries de ação e suspense, como Narcos. Já os 64% de utilizadores donos de gatos preferem as séries de ficção científica, como Black Mirror.
Se é assinante do Netflix, pense se em algum momento esta sequência de comportamentos lhe é familiar: encosta-se no sofá, estica as pernas, pipocas à frente, comando na mão. Ah, e não se esquece de arranjar espaço para o seu animal de estimação.
Se completou este último passo a pensar no seu amigo patudo, saiba que faz parte dos 51% dos subscritores portugueses da Netflix que preferem assistir às suas séries bem acompanhados pelo gato ou pelo cão do que mal-acompanhados por pessoas que, muito provavelmente, contam spoilers, vêm episódios às escondidas e, pior do que isso, põem em causa o seu gosto pelas séries que anda a ver.
O estudo revela também que 26% dos utilizadores desta aplicação recorreram ao seu companheiro de quatro patas para se confortarem depois de uma cena triste ou assustadora, e que 23% falaram com o animal de estimação sobre a série ou filme que estiveram a ver.
43% cederam o lado mais confortável do sofá ao animal de estimação e 12% subornaram-nos com os snacks que eles adoram.
Se acha que isto é demasiado excêntrico, 30% dos subscritores criaram uma espécie de ‘Coisa Nossa’, um perfil para ver com o amigo de quatro patas, e quando o cão ou o gato parecem não apreciar a série que o dono está a ver, 9% dos subscritores desistiram de a ver, para fazer a vontade ao bicho.