Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Olhar Europa
A+ / A-
Arquivo
olhar europa 28-09-2015

Grécia continua a negociar austeridade na semana em que se conhecem os números do desemprego

28 set, 2015 • Anabela Góis


Todas as segundas-feiras, antecipamos a agenda europeia da semana. As negociações do pacote de austeridade que o novo Governo grego vai ter de aplicar continuam, numa semana em que são actualizados os dados do desemprego nos 28 e na zona Euro.

A semana adivinha-se calma em Bruxelas, com muitos comissários em viagem para Nova Iorque, para a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, responsável pela política externa, e Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, vão aproveitar a deslocação aos Estados Unidos para encontros com vários dos seus homólogos de todo o mundo. O grande ausente em Nova Iorque será o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Hoje são conhecidos os finalistas do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015. Os candidatos são nomeados pelos eurodeputados e os grupos políticos do Parlamento Europeu. Depois, desta lista, a comissão de Assuntos Externos selecciona três finalistas. Os seus nomes são anunciados, esta tarde, pelo Parlamento Europeu.

Ainda esta segunda-feira, na capital francesa, arranca o Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos. Participam representantes de 90 organizações sindicais nacionais de 39 países europeus. Estão previstas as intervenções dos presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, bem como da comissária para o Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen.

Amanhã, o Eurostat divulga os indicadores de negócio na União Europeia e na Zona Euro relativos ao mês de Setembro.

A meio da semana, na quarta-feira, há reunião semanal da Comissão Europeia. Em agenda a aprovação da União de Mercado de Capitais. Também nesse dia são actualizados os dados do desemprego na zona Euro. Em Julho a taxa baixou para 10,9%, o valor mais reduzido na Zona Euro desde Fevereiro de 2012.

Quinta-feira há reunião dos ministros responsáveis pela Competitividade da União Europeia e há um Colóquio Europeu de Direitos Fundamentais sobre a luta contra o anti-semitismo e o anti-islamismo.

Ao longo de toda a semana, prosseguem as negociações entre o Governo grego e os credores europeus. Eles contam decidir nos próximos dias as medidas prioritárias a ser implementadas pelo executivo de Alexis Tsipras. A lista de prioridades deve esta fechada até ao próximo encontro do Eurogrupo, na segunda-feira, 5 de Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.