04 abr, 2016 • Teresa Almeida
Já esta segunda feira Maria Luis Albuquerque vai ser uma das oradoras da Conferência "A União Europeia no futuro da economia global: liderar ou ser liderado". Um encontro promovido pelo Partido Popular Europeu, que tem a ex-ministra das Finanças como principal oradora. Para além Maria Luis Albuquerque, espera-se a intervenção de Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu.
Ainda hoje, o Eurostat conta divulgar os indicadores dos preços na Produção Industrial no mercado interno e os números do desemprego referentes a Fevereiro.
Amanhã, a União Europeia apresenta o relatório de 2016 sobre os mercados de droga na UE. As duas agências europeias - o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Europol - divulgam o seu mais recente relatório conjunto. A análise é apresentada em conferência de imprensa por Dimitris Avramopoulos, comissário europeu responsável pela Migração, Assuntos Internos e Cidadania.
Ainda esta terça-feira, os deputados ao Parlamento Europeu do PCP promovem uma conferência de imprensa sobre substituição temporária de deputados. Perante a impossibilidade de substituição temporária de deputados por motivos de saúde ou licença de parto, os deputados do PCP ao Parlamento Europeu desencadearam um processo de recolha de assinaturas sob a forma de abaixo-assinado, com o objectivo de alterar esta situação, que recolheu apoios de todos os grupos políticos do PE.
É nesta quarta-feira que União Europeia anuncia as tão aguardadas propostas para a reforma do sistema de asilo. Vários países europeus exigem um sistema de redistribuição automática dos requerentes, que é feita com base na avaliação do Produto Interno Bruto e a população de cada país, para que não sejam sempre os mesmos a arcar com um maior volume de refugiados ou migrantes. Uma discussão forçada por países como a Grécia, Alemanha e Suécia.
Ainda nesta quarta-feira, os holandeses vão às urnas para decidir se apoiam ou não o “sweeping trade” da União Europeia e o pacto político com a Ucrânia.
Na quinta-feir,a Mario Draghi vai estar em Lisboa. O presidente do Banco Central Europeu participa, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na reunião do Conselho de Estado. Neste encontro Draghi, fará uma exposição sobre a situação económica e financeira europeia.
É também neste dia que são retomados os trabalhos da reunião extraordinária dos ministros da Justiça da União Europeia que foi adiada no dia 24, dois dias depois dos atentados em Bruxelas. A cooperação entre a União Europeia e a Turquia no domínio da migração é o tema em cima da mesa.