15 fev, 2016
Mais de um milhão de pessoas terão participado na missa que o Papa celebrou este Domingo em Ecatepec, um subúrbio da Cidade do México, marcado pela criminalidade violenta. Durante a homilia Francisco falou das “tentações” que é preciso evitar, como a vaidade, o orgulho e a riqueza, tantas vezes sinónimo de corrupção. Na oração do Angelus pediu aos mexicanos que procurem caminhos alternativos à pobreza e ao tráfico de droga.
A enviada da Renascença, Aura Miguel, fez a análise desta viagem marcada por intervenções muitos fortes do Papa. Quer quando falou aos políticos, quer aos responsáveis da Igreja, Francisco pôs sempre o “dedo na ferida”, contra a corrupção, a violência e o trafico de drogas.
Neste primeiro domingo da Quaresma a nossa reportagem passou por Fátima, onde decorreu o Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária. Sendo a visita aos presos uma das obras de misericórdia, falámos de uma iniciativa que desde Setembro envolve jovens universitários no apoio a outros jovens, dos 16 aos 20 anos, que se encontram detidos em prisões e centros educativos. O projecto foi pensado especificamente para esta população prisional, muitas vezes esquecida. Mafalda Almeida e Brito, de 19 anos, e Carmo Soares Mendes, de 21, são duas das voluntárias e vieram contar-nos como tudo começou.
Por ser 14 de Fevereiro, Dia de São Valentim, fomos saber mais sobre uma iniciativa inovadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus: “1+1=3: Fim de Semana para Namorados”, é uma actividade organizada habitualmente em Novembro, sempre com uma grande adesão entre os jovens. É um espaço de reflexão e partilha de experiências que pretende ajudar quem namora a perceber como melhorar a relação ou a descobrir que, afinal, não tem pernas para andar.
Falámos ainda do livro “Via Sacra com Maria”. Com textos de Isabel Figueiredo, da Renascença, e ilustrações de João Sarmento, um jesuíta estudante de Belas Artes, foi lançado pelo Apostolado da Oração, e já teve apresentações em Lisboa e Porto.
A crónica do programa foi esta semana do jornalista Joaquim Franco.