Siga-nos no Whatsapp
Princípio e Fim
A+ / A-
Arquivo
Princípio e Fim (09/10/16) - Outubro missionário

Princípio e Fim

Outubro missionário

09 out, 2016 • Ângela Roque


No Mês das Missões ouvimos esta semana os testemunhos de um missionário comboniano que está de regresso ao Chade, e o de um jovem advogado do Porto, que vai partir para Moçambique. A nossa reportagem esteve em Fátima, na peregrinação nacional de escuteiros, e na estreia de “Calcutá: um musical sobre a Santa dos últimos”. Falámos ainda do novo Consistório, que o Papa anunciou este Domingo, e da campanha de angariação de fundos lançado pelas Monjas de Belém.

Leonel Claro é um missionário comboniano que regressou na última semana ao Chade, onde já tinha estado entre 1994 e 2004. Em Portugal esteve nos últimos anos ligados à pastoral juvenil e vocacional, e no âmbito do projecto “Jovens em Missão” aqui fundou, há 7 anos, a Banda Missio. Em entrevista à Renascença, antes da partida, falou-nos da importância da música na sua vida, da disponibilidade dos jovens portugueses para o voluntariado missionário e de como, em seu entender, o futuro da Igreja e das vocações passa pelo contributo dos leigos. No Chade ainda não sabe o que irá fazer, mas garante que numa Igreja que tem ainda poucas décadas trabalho não faltará. É uma nova missão, num pais de missão, porque “partir” está inerente a ser missionário.

Este ano são 13 os voluntários que participam nas missões dos Leigos para o Desenvolvimento em África. Têm entre 24 e 35 anos, são de vários pontos do país, e durante um ano vão ajudar nos vários projectos que esta associação católica desenvolve em vários países. São sempre missões de longa duração, no mínimo de 1 ano, porque o trabalho que fazem no terreno exige tempo e dedicação para dar resultado. Luís Santiago é um desses voluntários. Advogado do Porto contou-nos o que o leva a partir já no próximo dia 16 para Moçambique.

O Papa vai criar 17 novos cardeais num Consistório marcado para 19 de Novembro. O anunciou foi feito hoje por Francisco no final do Jubileu Mariano do Ano Santo da Misericórdia. Este será o terceiro Consistório do seu pontificado.

Milhares de escuteiros de todo o país reuniram-se este fim-de-semana em Fátima. A Peregrinação Nacional foi organizada pelo Corpo Nacional de Escutas no contexto do Jubileu da Misericórdia, e também das celebrações do centenário das aparições.

A nossa reportagem esteve, ainda, na estreia de “Calcutá: um musical sobre a Santa dos últimos”, que está em exibição no auditório da Boa Nova, no Estoril. É um espectáculo de homenagem a madre Teresa, recentemente canonizada, e tem um cariz solidário - as receitas vão reverter para o Centro Paroquial do Estoril.

Falámos ainda da campanha de oração “Portugal a Rezar”, lançada a 7 de Outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário, pelas Monjas de Belém que estão há 3 anos no Couço, arquidiocese de Évora, mas em instalações ainda provisões. Para promover uma cadeia de oração por todo o país, e angariar fundos para a 2ª fase de construção do mosteiro de clausura, vão a ser vendidas 1 milhão de Dezenas feitas pelas Monjas. Estão já a ser distribuídas por paróquias de várias dioceses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.