21 set, 2015
Começando pela imprensa portuguesa, o “Diário de Notícias” ilustra a vitória do Syriza com uma fotografia de Alexis Tsipras a festejar. Ao lado, as reacções dos líderes europeus: o presidente do Eurogrupo diz que “espera pela rápida formação de um novo Governo com um mandato forte para continuar o processo de reforma”; o presidente do Parlamento Europeu defende que “agora é preciso rapidamente um governo sólido pronto a agir”.
“Tsipras outra vez” é a manchete do “Diário Económico”. O “i” escreve “Tudo na mesma na Grécia” e o “Público” opta por “Syriza consegue vitória surpreendente na Grécia e mantém coligação”.
O “Negócios” diz que “Depois de meses de cedências à Europa e de recuos em relação ao seu programa eleitoral, o Syriza consegue manter grande parte da votação conseguida em Janeiro”. Diz também que o “Primeiro teste da troika ao novo Governo deverá chegar em Novembro”.
Em Espanha, o “El País” diz que “Grécia dá a Tsipras a gestão do resgate europeu” e o “El Mundo” adianta que “Grécia volta a confiar em Tsipras que reedita a sua coligação”.
No “La Razón”, “Tsipras vence com uma abstenção recorde” e no “La Vanguardia”, “A coligação de Alexis Tsipras impõe-se outra vez na Grécia”. O assunto impõe-se também nos jornais franceses com o “Le Fígaro” e o “L’Humanité” a escolherem o mesmo título “Gregos renovam confiança em Alexis Tsipras”.
Destaque também para as declarações do presidente do Parlamento Europeu à “France Inter”. Martin Schulz diz que Tsipras é muito hábil a dizer coisas que parecem convincentes".
No “Libération” mais Grécia, com o título “Tsipras ganhou a sua aposta” a dividir espaço com a crise migratória. Em destaque, declarações do Presidente François Hollande: “Nenhum país europeu pode deixar de acolher refugiados”. O jornal adianta que a maioria dos Estados-membros é favorável a medidas de urgência, mas ainda há países que se opõem ferozmente a um acordo.
O mesmo assunto no britânico “The Times”, que dá conta de uma subida de tom nos insultos entre países, num fim-de-semana em que pelo menos seis crianças morreram quando faziam a viagem da Turquia para a Grécia.
O “The Guardian” diz que o Syriza escapou do empate para conquistar, de novo, o poder na Grécia. E o “New York Times” diz que “Tsipras está de volta ao poder”.
O recurso sucessivo a professores a contrato, em Portugal, continua a suscitar dúvidas à Comissão Europeia. “Bruxelas analisa medidas de Crato” dá título à história contada pelo “Correio da Manhã”. O jornal diz que Bruxelas quer saber como foi feita a vinculação de professores.