Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus

​Refugiados: num mês chegaram à Europa tantos quanto no ano passado

03 nov, 2015 • Filomena Barros


O jornal “Público” traz em título: “Outubro – o mês recorde, teve tantas travessias do Mediterrâneo como 2014”. Só no mês passado, chegaram 218 mil pessoas à Europa por mar. No ano passado, ao longo de todos os 12 meses, tinham sido cerca de 219 mil.

No Diário Económico lê-se que “crise migratória abana grande coligação alemã”. Os Social-Democratas ficaram de fora do acordo entre os Democratas-Cristãos e os Conservadores, sobre o acolhimento de migrantes. O próximo encontro é na quinta-feira e, até lá, Angela Merkel vai procurar um consenso.

No “Jornal de Negócios”, fica a pergunta: “Afinal o BCE vai ou não avançar com mais estímulos?”. É uma questão em aberto, é o que diz o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, duas semanas depois de ter anunciado que iria estudar mais estímulos à economia europeia.

Ainda no “JN”, uma referência à Grécia, em relação ao capital apontado pelo Banco Central Europeu, com o título: “Bancos vão ver-se gregos para atrair investidores”.

O jornal “i” também escreve sobre a Grécia: “Governo anuncia condições para recapitalizar banca”. Os bancos têm até sexta-feira para apresentar os seus planos de acção.

Já no “Diário de Notícias” lê-se na capa “debate aceso em Bruxelas sobre direito de voto aos 16 anos”. Há uma iniciativa de dois eurodeputados para harmonizar as leis eleitorais na União Europeia e a ideia faz parte de uma iniciativa legislativa do Parlamento Europeu, que vai ser votada na próxima semana.

Lá por fora, o britânico “The Times” escreve que “Cameron deixa cair planos para bombardear a Síria. O “The Guardian” divide o destaque na capa: de um lado, Reino Unido não vai bombardear a Síria. Do outro, “Novo recorde na chegada de refugiados confirma receios dos trabalhadores humanitários”.

No “The Independent”, lê-se “700 crianças refugiadas por dia pedem asilo” e no espanhol “El Pais”, na capa, o título “218 mil migrantes cruzaram o Mediterrâneo em Outubro”.

A fechar, a agência Reuters dá conta de que o Governo da Áustria apresentou uma proposta para travar os migrantes do Afeganistão, que são os que chegam em maior numero à Europa. A nova lei vai determinar que a família dos refugiados só podem vir para a Áustria passados 3 anos, e não passado um ano, como acontecia até agora. Esta proposta austríaca surge depois do ministro alemão do Interior ter dito que os afegãos devem ficar no seu país.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.