Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus (25/02/2016)

​“Selva” semidestruída em Calais

25 fev, 2016


Esta manhã os jornais voltam a falar sobre a destruição de parte do acampamento de refugiados em Calais, mais conhecido como “a Selva”.

O “El Mundo diz que esta quinta-feira o Tribunal de Lille vai decidir sobre o recurso apresentado por várias organizações que estão no terreno e ajudam estes imigrantes, no sentido de suspender a ordem de evacuação. A juíza visitou esta semana “a Selva” sob fortes medidas de segurança.

A Deutsche Welle diz que as autoridades de Calais vão aguardar a decisão judicial. Por cá, o “Público” conta que a Bélgica decidiu restabelecer os controlos de fronteira com receio dos migrantes de Calais. Bruxelas informou a Comissão Europeia que vai suspender temporariamente Schengen. O ministro do Interior belga receia que os migrantes possam dirigir-se para o porto belga de Zeebrugge, local de onde partem embarcações para o Reino Unido.

Na crise dos refugiados, a Áustria vai forçar o fecho das fronteiras para obrigar a União Europeia a tomar medidas. A Áustria convidou 9 países dos Balcãs para uma reunião e as conclusões vão ser apresentadas esta quinta-feira numa reunião dos ministros da Justiça e do Interior. A fronteira da Macedónia com a Grécia foi encerrada este fim-de-semana. Pelo menos 12 mil pessoas estão bloqueadas naquela zona.

Outro tema que ainda dá que falar é a saída do Reino Unido da União Europeia. O “Diário de Notícias” dá conta de uma sondagem do “Daily Mail”, que mostra que 51% dos britânicos são a favor da permanência, enquanto 39% consideram que o país deve abandonar a União Europeia.

Outra sondagem publicada no “Times” mostra outros resultados. O Sim e o Não estão quase empatados com vantagem ligeira para o “Brexit”: 38% contra 37%, com os indecisos a alcançarem ainda os 25%.

O ex-ministro grego das Finanças Yanis Varoufakis assina esta quinta-feira um artigo de opinião no “Diário de Notícias”. Varoufakis acaba de lançar em Berlim o Movimento para a Democracia na Europa e garante que a Europa tem de se democratizar, senão vai desintegrar-se. Yanis Varoufakis considera que, embora os países europeus tenham permanecido democráticos, as instituições da União permanecem sem democracia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tugatento
    25 fev, 2016 amarante 18:01
    Esta politica de portas abertas a tudo o que vem de fora, imigrantes, vai levar à fotodesintegração da Ue, não tenhamos duvidas, é só os Europeus começarem a contestar nas ruas tanta imigração que apenas vem desestabilizar a Europa.