Siga-nos no Whatsapp
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Para alguns, jornada de azar

09 dez, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Será que as próximas jornadas nos irão trazer mais surpresas?

A jornada treze do nosso campeonato principal foi claramente de azar para algumas das equipas participantes.

O Sporting regressou derrotado de Moreira de Cónegos, o Futebol Clube do Porto não conseguiu melhor do que um empate na deslocação a Famalicão, enquanto o Sporting de Braga se deixou surpreender na Pedreira por um Estoril Praia atrevido.

Só o Benfica logrou vencer, por um escasso golo, a equipa do Vitória de Guimarães, não obstante esta ter sido superior durante muitos minutos no confronto do estádio da Luz.

Os leões, depois de terem comandado, comodamente, a classificação durante onze jornadas, de forma destacada, sucumbiram inesperadamente em dois jogos consecutivos e, perante o quadro actual, estão agora na contingência de perderem o comando antes de receberem o Benfica, em Alvalade.

O jogo disputado em Moreira de Cónegos pelos leões repetiu erros já registados poucos dias antes com o Santa Clara, ainda que a equipa tenha estado em vantagem até aos 19 minutos de jogo. Continuamos, assim, sem perceber, que raio de bicho terá mordido a esta equipa, que “desaprendeu” de jogar no curto espaço de duas semanas.

Alguns dos seus jogadores transmitiram-nos mesma uma imagem inesperada. E até um inócuo e deficiente lançamento lateral deu origem a que Geny Catamo colocasse a bola ao dispor de um adversário que não fez cerimónia em a atirar, sem demora, para a baliza leonina, abrindo assim espaço para a vitória a que os cónegos chegaram com toda a justiça.

O teste de amanhã, frente ao Brugge, para a Liga dos Campeões poderá, assim, vir a tornar-se decisivo, tanto para João Pereira como para o Presidente leonino, o principal responsável por todas as decisões assumidas no clube.

O Futebol Clube do Porto também regressou de Famalicão sem ter conseguido o pecúlio que ainda chegou a estar ao seu alcance. E mereciam os portistas, pois foram a melhor equipa em campo durante praticamente todo o jogo sem, no entanto, terem conseguido traduzir em golos essa superioridade.

Viriam, a seguir os lamentáveis e repetidos incidentes gerados por uma pequena parte dos super-dragões, que insistem em não deixar a equipa em paz, o que se lamenta profundamente. Alguém terá de tomar medidas drásticas para acabar com a insurreição que se verifica para as bandas do Dragão.

E, finalmente, o Benfica com uma vitória escassa, mas importante, para não quebrar o fio condutor de vitórias que regista há nove desafios consecutivos. A exibição frente aos vimaranenses foi frouxa, marcada por muitas intermitências, a permitir aos minhotos tomarem conta do jogo durante muitos minutos, sobretudo no declinar da segunda parte.

Será que as próximas jornadas nos irão trazer mais surpresas?

Aguardemos!...

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.