Siga-nos no Whatsapp
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O Túnel dos Apertos

20 dez, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Chegados à jornada catorze da nossa primeira Liga, eis os três maiores do nosso futebol alinhados nos lugares mais em evidência da classificação e separados por escassos pontos, o que acarreta novas perspectivas e dúvidas sobre como tudo vai acontecer nas três rondas finais da primeira volta que o calendário contempla.

Apesar da tão proclamada e existente crise, o Sporting continua no primeiro lugar, agora com um ponto de vantagem sobre o Benfica e dois em relação ao Futebol Clube do Porto.

Perdida ingloriamente a vantagem de que desfrutou durante semanas a fio, onze ao todo, o clube de Alvalade está agora sob o fio da navalha e na iminência de ceder o comando aos seus concorrentes mais directos. A deslocação que os leões efectuam no domingo a Barcelos envolve riscos evidentes, mais ampliados pela provável ausência de oito dos seus habituais titulares.

Finalmente houve acerto de calendário, e o Benfica cumpriu ontem, na Choupana, no Funchal, o desafio que já trazia em atraso desde o passado dia 6 de Outubro, (oitava jornada), tendo defrontado um Nacional inofensivo, a justificar perfeitamente o 14º lugar que ocupa na tabela classificativa.

O desfecho favorável aos lisboetas nunca chegou, aliás, a estar em dúvida.

Os nacionalistas ainda mantiveram o resultado em branco até ao intervalo mas, aos 59 minutos, uma grande penalidade convertida por Di Maria abriu claramente a porta para um desfecho que o mesmo internacional argentino viria a confirmar com novo golo um quarto de hora depois.

A seguir, o Benfica vai receber o Estoril Praia no seu estádio da Luz na próxima segunda-feira, não se prevendo grandes dificuldades para que a equipa Bruno Lage repita a vitória do Funchal, continuando assim de olhos postos no topo da classificação.

Quanto ao Futebol Clube do Porto, desceu ao terceiro lugar, por força da vitória encarnada de ontem à noite.

E os portistas serão os primeiros a entrar em acção, já amanhã, tendo pela frente um compromisso difícil em Moreira de Cónegos, onde os esperam uma equipa confortavelmente instalada na classificação, sétimo lugar, em resultado de algumas excelentes actuações.

O Moreirense é uma das poucas equipas, quatro, que ainda não perderam em casa, tendo ali empatado com o Benfica e com o Famalicão, e derrotado o Sporting e o Santa Clara.

Um bom pecúlio que recomenda aos dragões a mais especial atenção para o embate a realizar no estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a partir das oito e meia da noite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.