15 dez, 2017
O "Visto de Fora" é uma parceria Renascença/Euranet para ouvir todas as sexta-feiras, depois das 10h00, com a moderação do jornalista da Ricardo Conceição. Uma jornalista espanhola e um jornalista francês a viver em Portugal comentam todas as semanas o país, os portugueses e a Europa.
O debate desta sexta-feira foi feito a partir de Pedrógão Grande, para assinalar a tragédia dos fogos florestais. Nesta edição falamos de uma expressão mal entendida quando o Primeiro-ministro classificou 2017 como um ano saboroso. Estava a falar de Europa, de Centeno e da economia, mas houve quem interpretasse de forma errada e relacionasse com as tragédias deste ano.
Tanto Begoña como Olivier acham que a interpretação foi exagerada. Ainda assim, Olivier acha que a comunicação do Primeiro-ministro falhou e que devia ser revista a forma como expressa as suas ideias.
Esta semana houve Conselho Europeu e falou-se de Defesa. Em Portugal tem havido alguma resistência àquilo que se julga que acabará por ser a criação de um Exército comum. Olivier acha que o "guarda-chuva" que os EUA reppresentavam para a UE com Trump simplesmente não existe hoje em dia. O correspondente francês acha que a Europa tem mesmo de ter a sua defesa organizada de forma conjunta. Begoña lembra mesmo as ameaças da Coreia do Norte e do crescimento ameaçador da Rússia.
Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus –
Rede Europeia de Rádios.
Veja
todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus