15 fev, 2019 • Miguel Coelho e Pedro Caeiro
No plano europeu, as atenções estão centradas em Espanha, a braços com uma crise política e numa altura em que decorre o julgamento dos ex-dirigentes independentistas catalães. Espanha tem em perspectiva novas eleições depois de uma nova crise política. Begoña já tinha avisado que "negociar com os independentistas da Catalunha ia custar caro a Pedro Sanchez", antes de mais porque "quem rompe com a Constituição não pode ser um dos lados da negociação". Põe-se agora o problema de todas as sondagens apontarem para uma Espanha muito dividida politicamente. Para onde caminha Espanha? Olivier acha estranho como é que os minoritários bascos e catalães conseguem não só destituir o Governo anterior, como ser o suporte do actual. "O Governo de grandes países está cada vez mais nas mãos de partidos minoritários". Begoña Iñiguez, por seu lado, chama a atenção para uma curiosa transferência de votos do Ciudadanos para o Vox, que está a juntar todos os votos dos chamados "descontentes".
"As mulheres portuguesas não podem esperar cinco gerações pela igualdade"
O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre “As Mulheres em Portugal: Hoje” é um dos temas do “Visto de Fora” desta semana.
Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez confessam choque com algumas das conclusões, incluindo a percentagem de casos de violência e assédio ou o desequilíbrio na partilha das tarefas familiares.
Os dois correspondentes em Portugal analisam também a contestação ao Governo, em dia de greve nacional da função pública.
Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus