Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Antissemitismo. “Os anos 30 chegaram mais cedo neste século?”

Visto de Fora

Antissemitismo. "Os anos 30 chegaram mais cedo neste século?”

03 nov, 2023 • Sérgio Costa


Os ataques à comunidade judaica, o “desinteresse” pelo conflito na Ucrânia e as negociações para o governo espanhol são temas em destaque na análise desta semana.

Inqualificável, horroroso, absurdo. São alguns adjetivos utilizados na edição desta semana do "Visto de Fora" para qualificar a vaga de antissemitismo que se verifica na Europa à boleia do conflito Israel-Hamas.

Nas últimas semanas sucedem-se os episódios de ataque à comunidade judaica na Europa, situação que leva Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici a alertar para a necessidade de separar águas: “Netanyahu e o Hamas não representam os povos de Israel e da Palestina". Os dois analistas insistem na necessidade de moderação.

Num olhar sobre outro conflito, e na resposta à pergunta “ainda se lembram da Ucrânia?”, a análise conclui que Putin é o “vencedor invisível” do conflito Israel-Hamas.

Neste programa, Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez concordam que apesar de avanços nas negociações do PSOE para a formação de maioria em Espanha, será difícil a Pedro Sanchez garantir estabilidade política.

As recentes sondagens em Portugal e a ausência de garantias quanto á realização de jogos a eliminar em Portugal para o mundial 2030 são outros assuntos em debate

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.