Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
"Não há uma liderança forte na Europa para travar as interferências de Trump"
Ouça o Visto de Fora

Visto de Fora

"Não há uma liderança forte na Europa para travar as interferências de Trump"

15 nov, 2024 • Sérgio Costa


Elon Musk, eleições na Alemanha e a crise do INEM. Alguns dos assuntos em debate esta semana.

As críticas de Elon Musk à justiça italiana são um prenúncio. O multimilionário, que vai ter um papel ativo na administração Trump, criticou o travão à detenção de migrantes na Albânia, ou seja, criticou o travão à política migratória de Meloni.

Trump ainda não reassumiu funções na Casa Branca, mas os ventos começam a mudar. A direita populista europeia ganha um aliado forte em Washington e para Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez “não haverá uma liderança suficientemenmte forte na Europa” para travar as interferências da futura administração norte-americana.

O quadro agrava-se com a convocação de eleições gerais na Alemanha. Com a crise económica no “motor económico da Europa”, está criado o “caldo perfeito para o crescimento da extrema-direita”.

No programa desta semana, ainda, a “inevitável demissão de Mazon” do governo da Comunidade Valenciana, a crise do INEM que “deveria abrir um debate sobre condicionalismo à greve em alguns setores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.