Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Carlos Móia

"Racismo? Há clubes onde se atiram bananas para dentro do campo"

24 fev, 2020 - 14:30 • Rui Viegas

Presidente da Fundação Benfica aborda o "1º Festival do Cartão Vermelho ao Racismo", no Estádio da Luz. E, sem o desvalorizar, rejeita dar dimensão ao fenómeno no nosso país.

A+ / A-

Carlos Móia lembra que há países onde o problema do racismo no desporto, e no futebol em particular, é pior do que o nosso. Todavia, e sem desvalorizar o caso-Marega, o presidente da Fundação Benfica classifica de "vergonha" o incidente de Guimarães, no passado dia 16.

"Exceptuando o caso, impar, da Inglaterra… há muitos países europeus com problemas maiores. O que não justifica o nosso, nem a forma como actuamos. Há clubes onde se atiram bananas para dentro do campo! O que se passou em Portugal foi uma vergonha e tem de acabar rapidamente", defende Móia, num dia que decorre na Luz o "1º Festival do Cartão Vermelho ao Racismo".

Trata-se de um evento com várias actividades desportivas e lúdico-pedagógicas que culminam cinco sessões do projeto "Show Racism the Red Card", sob a égide da União Europeia.

"Isto é um trabalho com vários anos, da Fundação Benfica, de combate ao racismo e de outras formas de descriminação através de várias iniciativas. Tem vários clubes junto de nós, como o Chelsea ou o Inter de Milão, por exemplo. É um projeto com mais de 400 jovens e desses 400 alguns vão estar envolvidos", explica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 fev, 2020 17:07
    Se os HÁ, é Sua OBRIGAÇÃO dizer quais.

Destaques V+