17 jul, 2020 - 15:37 • Pedro Azevedo
Jorge Jesus vai mesmo regressar ao Benfica, seis anos depois, ao que Bola Branca apurou. O treinador português vai deixar o Flamengo para se comprometer com o Benfica por três temporadas, até 2023.
O acordo entre o treinador e o clube já existe. O Benfica tem, há vários dias, um emissário no Brasil a tratar da transferência. Falta o entendimento Benfica e Flamengo, mas que será alcançado nas próximas horas.
Há cláusulas para o Benfica pagar e falta acertar a forma desse plano de pagamento. O Benfica terá de pagar ao Flamengo à volta de dois milhões de euros. Um milhão corresponde à cláusula de rescisão que estava contemplada no contrato renovado no início de junho pelo treinador português. O outro milhão de euros é o prémio de assinatura que Jesus recebeu na altura.
Jorge Jesus vai comandar o Benfica até 2023, isto é, assinará contrato válido para as próximas três temporadas. O valor total do vínculo é de 18 milhões de euros brutos. O treinador traz, ainda, a equipa técnica que conquistou seis títulos em pouco mais de um ano no Flamengo.
Há três nomes no plantel do Flamengo já indicados pelo treinador a Luís Filipe Vieira para o Benfica: o central Léo Pereira, de 24 anos; o médio Gerson, de 23 anos; e o extremo Bruno Henrique, de 29 anos.
O Benfica procurava treinador desde a saída de Bruno Lage, devido aos maus resultados. A garantia de que o interino Nélson Veríssimo ficaria até ao final da época dava maior liberdade na procura do sucessor.
Jorge Jesus, de 65 anos, renovara recentemente com o Flamengo por mais um ano, embora o novo contrato permitisse que saísse do clube brasileiro "mediante ofertas de clubes europeus pré-determinados".
O treinador português chegou ao Brasil em 2019 e, logo na primeira época, venceu o Brasileirão e a Taça Libertadores, e ainda chegou à final do Mundial de Clubes, que perdeu para o campeão europeu Liverpool.
Jorge Jesus está, assim, de regresso ao Benfica, seis anos depois. Entre 2009/10 e 2014/15, o técnico venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e seis Taças da Liga.