Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Saco Azul"

Benfica nega suspeitas de corrupção desportiva e ligação a Bruno Paixão

14 fev, 2022 - 22:05 • Redação

SAD encarnada garante que responde apenas por suspeitas de fraude fiscal, no âmbito do processo "Saco Azul".

A+ / A-

O Benfica garante que a SAD nunca foi confrontada com possíveis ligações ao antigo árbitro Bruno Paixão ou suspeitas de corrupção desportiva, no âmbito do processo "Saco Azul".

Esta segunda-feira, a CNN e a TVI adiantaram que Bruno Paixão e o Benfica estavam sob suspeita de corrupção desportiva, devido a pagamentos efetuados ao antigo árbitro por parte de uma empresa informática ligada ao Benfica e implicada no processo em causa.

Em comunicado, contudo, o clube sublinha que, "no âmbito do referido processo, nunca a Benfica SAD ou os seus representantes legais foram confrontados com quaisquer factos que envolvessem o nome do Senhor Bruno Paixão e/ou quaisquer acusações de corrupção desportiva".

"As diligências de inquérito foram já concluídas, aguardando o processo apenas o despacho final que põe termo ao inquérito. (...) Os representantes legais da Benfica SAD foram, nos termos da lei, confrontados exclusivamente por factos respeitantes a indícios de fraude fiscal, tendo o Ministério Público abandonado a tese inicial de branqueamento de capitais", pode ler-se no site do Benfica.

A Benfica SAD revela, ainda, que já submeteu um pedido de aceleração processual, dado que o processo dura "desde há já vários anos".

Quais são as suspeitas sobre Bruno Paixão?


De acordo com a CNN e a TVI , o antigo árbitro Bruno Paixão é suspeito de ter recebido pagamentos de milhares de euros da empresa "Best for Business", ligada ao Benfica e implicada no processo "Saco Azul".

Esta empresa, detida por José Bernardes, arguido no processo, terá servido de "saco azul" (forma encapotada de suborno) do Benfica.

Os referidos pagamentos a Bruno Paixão indiciariam corrupção desportiva. Sendo provado, poderia levar o Benfica a descer de divisão.

Em declarações às duas estações, Bruno Paixão negou quaisquer irregularidades e referiu que os ditos pagamentos se referem a "um serviço de controlo de qualidade" que diz ter prestado no âmbito de uma atividade paralela à de árbitro, de certificação de qualidade de empresas.

"Conheço José Bernardes, e, aqui há uns anos, durante alguns meses, tentei implementar um sistema de controlo de qualidade, o ISO 9001, na empresa 'Best for Business'", referiu, sublinhando que o facto de ter prestado serviços a uma empresa implicada num caso de justiça com um clube de futebol não passou de mera coincidência.

Do que trata o processo "Saco Azul"?


Em causa, no processo "Saco Azul", está o pagamento de 1,9 milhões de euros do Benfica à empresa referida, por serviços de consultoria fictícios.

Além de José Bernardes, também são arguidos Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, os administradores da SAD encarnada Miguel Moreira e Domingos Soares de Oliveira, e a própria Benfica SAD. Todos são suspeitos dos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A TVI adianta que as informações obtidas sobre Bruno Paixão foram incluídas noutra investigação ao Benfica por suspeitas de corrupção desportiva, que nasceu do chamado "caso dos e-mails" e que também já incorporou o caso dos "vouchers" e o processo "Mala Ciao".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    16 fev, 2022 Trofa 08:57
    Como benfiquista, já começo acreditar que poderá ser verdade. Se for verdade, que penalizem e seja bem penalizado, faça-se cumprir os regulamentos
  • J M
    15 fev, 2022 Seixal 12:23
    Sempre ouvi dizer que não há fumo sem fogo.
  • Americo
    15 fev, 2022 Leiria 10:14
    "...Os referidos pagamentos a Bruno Paixão indiciariam corrupção desportiva. Sendo provado, poderia levar o Benfica a descer de divisão..." PODERIA ? Mas que raio de justiça é esta ? Sendo provado ainda há dúvidas ? Que País este .............
  • Juíz Vermelho
    15 fev, 2022 Catedral da Luz 10:04
    Uma simples tática para desviar atenções sobre o que se passou no jogo entre SCP e FCP, com o patrocinio da Comunicação Social, sempre à procura de "vender papel", e possibilitado por uma (pensam eles) relativa fraqueza e lentidão a reagir da atual direção do SLB. Estão a pescar num lago sem peixe, mas enquanto o fazem, desviam atenções da vergonha que se passou entre FCP e SCP.
  • Joaquim Correto
    14 fev, 2022 Paços 22:18
    Não tentar abafar o que realmente é importante! O que toda a gente quer saber é quantos anos de suspensão é que o Pepe, o Otávio e o Luís Gonçalves (os três principais responsáveis por toda aquela vergonha)! Quanto tempo vão levar e quando sairá o castigo!

Destaques V+