Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Benfica. Escutas do "jogo da mala" revelam pagamentos ao Vitória de Setúbal

24 fev, 2023 - 07:58 • Olímpia Mairos

Informação avançada pela CNN. Megaprocesso que visa o Benfica foca-se, sobretudo, em corrupção desportiva, com suspeitas de suborno a atletas para facilitar nos jogos contra o clube da Luz.

A+ / A-

O ex-diretor desportivo do Vitória de Setúbal Valter Vieira foi apanhado em escutas telefónicas onde afirma que o Benfica prometeu 10 mil euros a cada atleta sadino que jogou frente ao FC Porto a 19 de março de 2017, conseguindo um empate, avançou a CNN na quinta-feira.

“Eles têm de dar a mala. O Benfica tem de se chegar à frente”, terá dito o dirigente do Vitória ao telefone, tendo depois confirmado à Polícia Judiciária os incentivos pagos pelas águias.

De acordo com a estação televisiva, no megaprocesso que corre contra o Benfica há cinco anos constam informações sobre o chamado “jogo da mala” - incentivos aos clubes pequenos nas atuações frente aos grandes rivais.

Na altura, os chamados "pagamentos para ganhar" não configuravam crimes de corrupção, o que passou a acontecer dois meses depois, numa alteração à lei em maio de 2017. Contudo, por se tratar de pagamentos em dinheiro vivo, não documentados, configuram crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Do processo constam ainda escutas entre Valter Vieira e o então jogador Nelson Lenho, que alinhava no Desportivo de Chaves. Valter Vieira contou ao jogador que o Benfica já tinha oferecido 15 mil euros a cada jogador da BSAD, caso estes conseguissem vencer o FC Porto.

Na reação à notícia, a BSAD garantiu que “aos jogadores [do clube], nunca o Benfica ofereceu qualquer prémio para se ganhar ao FC Porto”.

O megaprocesso que visa o Benfica foca-se, sobretudo, em corrupção desportiva, com suspeitas de suborno a atletas para facilitar nos jogos contra os encarnados.

O clube da Luz, então orientado por Rui Vitória, sagrou-se campeão em 2016/17, com seis pontos de avanço sobre o FC Porto, conquistando o tetra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    25 fev, 2023 PORTUGAL 18:49
    Como curioso ou BISBILHOTEIRO que sou, vim dar com esta notícia na CAVE do arquivo das notícias RR. Curioso não é? Porque razão não estar na primeira página? Aqui está o que tenho dito " depois vem alguém e diz que a CONSCIÊNCIA está tranquila ". Esta notícia é de PRIMEIRA PÁGINA e não de segunda.

Destaques V+