01 mai, 2023 - 13:30 • João Fonseca com Redação (texto)
José Manuel Antunes denuncia alegados benefícios da arbitragem ao FC Porto, que na sua opinião nem em segundo lugar devia estar. Ainda assim, mostra-se seguro de que o Benfica será campeão nacional.
Os benfiquistas consideram que Rui Costa beneficiou o FC Porto frente ao Boavista. Em entrevista a Bola Branca, o antigo vice-presidente do Benfica assinala que o líder da I Liga devia ter mais que quatro pontos de avanço e que o rival devia estar atrás de Braga ou, até, Sporting.
"O Benfica devia estar com mais pontos de avanço e o Porto não devia estar em segundo. Devia estar em terceiro lugar, se não até em quarto, com tantos jogos em que foi beneficiado desde o princípio do campeonato", declara José Manuel Antunes, para quem as queixas do Benfica sobre pressões do Porto à arbitragem são justificadas:
"Há 40 anos que assistimos a isto permanentemente. Não é uma coisa nova. É uma permanência de um descaramento inacreditável."
"O que se passou foi uma forma clara de fazer com que os árbitros se sintam pressionados. Vê-se pelas atuações que estão pressionados. E pressionados é o mínimo que eu digo. Vê-se o condicionamento psíquico dos árbitros que apitam os jogos do FC Porto e também os do Benfica, em sentido contrário. É óbvio. É uma questão real", sustenta.
Apesar das queixas, José Manuel Antunes confia que o Benfica vai conservar os quatro pontos de avanço e vencer o campeonato. O antigo dirigente acredita, até, que os encarnados vão dar uma ajuda ao Porto.
"Sinceramente, penso que vamos ganhar todos os jogos. Seguramente já não perderemos mais pontos. E o Porto, empurrado como vai estar, pode ficar em segundo. Até porque um dos jogos que o Benfica tem é com o Braga. O Braga vai perder esses três pontos, portanto, até vamos dar a ajuda definitiva ao Porto para se apurar para a Champions", diz.
Ganhar ao Braga, na próxima jornada, no sábado, no Estádio da Luz, "é essencial", pois o Benfica ficará a duas vitórias de se sagrar campeão.
Antunes refere que Gonçalo Ramos, João Mário e Rafa "nitidamente desgastados", pois já têm muitos jogos nas pernas e "não houve muita diversificação da equipa". Contudo, Antunes espera que os três "possam recuperar e apoiar a equipa com o seu génio nestes quatro jogos finais".
"Estou muito seguro de que o Benfica vai ser campeão nacional, que vamos conseguir o 38", vinca José Manuel Antunes à Renascença.