31 ago, 2024 - 17:25 • Inês Braga Sampaio
O Benfica está a negociar o despedimento imediato de Roger Schmidt.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube informa que "iniciou negociações" com o treinador alemão "para a cessação do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos".
Trata-se do ponto final numa ligação de pouco mais de duas temporadas. Se a primeira correu bem, com a conquista do campeonato - e renovação, ainda antes do final da época, até 2026 -, na segunda Roger Schmidt foi alvo de forte contestação dos adeptos, depois de ter perdido todos os troféus em disputa. Ainda assim, o presidente do Benfica, Rui Costa, manteve a confiança no técnico alemão para esta época.
Porém, a temporada começou como a anterior terminara: mal. Em quatro jogos, os encarnados só venceram dois, perderam o primeiro e empataram o mais recente. A gota de água deu-se em Moreira de Cónegos, com um empate salvo aos 97 minutos, com um golo de penálti.
O Benfica encontra-se, ao fim de quatro jornadas, no sexto lugar do campeonato, com sete pontos, e ainda pode cair para sétimo.
I Liga
Moreirense 1-1 Benfica. Uma penálti convertido por(...)
A relação de Schmidt com os adeptos também estava cada vez pior. Só na primeira época foi saudável; desde a temporada passada, era alvo de grande contestação, tendo mesmo chegado a ser vítima de arremesso de garrafas de água e outros objetos. Na sexta-feira, frente ao Moreirense, a massa associativa do Benfica voltou a manifestar o seu desagrado com o treinador, que foi o primeiro a deixar o relvado após o apito final, não tendo ficado com a equipa para o habitual agradecimento pelo apoio.
"Se não respeitas a equipa, os jogadores e o treinador, fica em casa (...) Se eu for o problema, se o Benfica precisar de um treinador que faça as substituições que os adeptos querem, não há problema. Se eu for o problema, que venha outro treinador para o meu lugar. Se eu não sou bom o suficiente, vou-me embora. Os jogadores dão tudo e não merecem isto", declarou Schmidt em dezembro de 2023, após o episódio das garrafas.
Roger Schmidt
Murro na mesa de Roger Schmidt contra os adeptos q(...)
Logo após a primeira jornada do campeonato, que resultou numa derrota com o Famalicão, em resposta a uma notícia de que Sérgio Conceição estaria disponível para assumir o cargo de treinador do Benfica, o clube da Luz emitiu um comunicado a informar que era "totalmente falso" que estivesse "no mercado à procura" de substituto para Roger Schmidt.
"Falso, pura especulação e aproveitamento gratuito", podia ler-se.
Em Moreira de Cónegos, na sexta-feira, a contestação voltou a subir de tom e, após o golo inaugural do Moreirense, Rui Costa abandonou as bancadas, visivelmente irritado. No final da partida, Schmidt admitiu não entender por que razão o Benfica tem "tantos problemas para marcar" golos, embora também tenha garantido sentir "energia" e que a equipa tinha qualidade suficiente para dar a volta aos maus resultados.
Apesar dessas palavras, Roger Schmidt está, um dia depois, na porta de saída. Rui Costa tem conferência de imprensa agendada para as 18h30.