Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Roger Schmidt despedido do Benfica

31 ago, 2024 - 17:25 • Inês Braga Sampaio

Clube informa que iniciou negociações com o treinador alemão para a rescisão de contrato "com efeitos imediatos".

A+ / A-

O Benfica está a negociar o despedimento imediato de Roger Schmidt.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube informa que "iniciou negociações" com o treinador alemão "para a cessação do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos".

Trata-se do ponto final numa ligação de pouco mais de duas temporadas. Se a primeira correu bem, com a conquista do campeonato - e renovação, ainda antes do final da época, até 2026 -, na segunda Roger Schmidt foi alvo de forte contestação dos adeptos, depois de ter perdido todos os troféus em disputa. Ainda assim, o presidente do Benfica, Rui Costa, manteve a confiança no técnico alemão para esta época.

Porém, a temporada começou como a anterior terminara: mal. Em quatro jogos, os encarnados só venceram dois, perderam o primeiro e empataram o mais recente. A gota de água deu-se em Moreira de Cónegos, com um empate salvo aos 97 minutos, com um golo de penálti.

O Benfica encontra-se, ao fim de quatro jornadas, no sexto lugar do campeonato, com sete pontos, e ainda pode cair para sétimo.

A relação de Schmidt com os adeptos também estava cada vez pior. Só na primeira época foi saudável; desde a temporada passada, era alvo de grande contestação, tendo mesmo chegado a ser vítima de arremesso de garrafas de água e outros objetos. Na sexta-feira, frente ao Moreirense, a massa associativa do Benfica voltou a manifestar o seu desagrado com o treinador, que foi o primeiro a deixar o relvado após o apito final, não tendo ficado com a equipa para o habitual agradecimento pelo apoio.

"Se não respeitas a equipa, os jogadores e o treinador, fica em casa (...) Se eu for o problema, se o Benfica precisar de um treinador que faça as substituições que os adeptos querem, não há problema. Se eu for o problema, que venha outro treinador para o meu lugar. Se eu não sou bom o suficiente, vou-me embora. Os jogadores dão tudo e não merecem isto", declarou Schmidt em dezembro de 2023, após o episódio das garrafas.

Logo após a primeira jornada do campeonato, que resultou numa derrota com o Famalicão, em resposta a uma notícia de que Sérgio Conceição estaria disponível para assumir o cargo de treinador do Benfica, o clube da Luz emitiu um comunicado a informar que era "totalmente falso" que estivesse "no mercado à procura" de substituto para Roger Schmidt.

"Falso, pura especulação e aproveitamento gratuito", podia ler-se.

Em Moreira de Cónegos, na sexta-feira, a contestação voltou a subir de tom e, após o golo inaugural do Moreirense, Rui Costa abandonou as bancadas, visivelmente irritado. No final da partida, Schmidt admitiu não entender por que razão o Benfica tem "tantos problemas para marcar" golos, embora também tenha garantido sentir "energia" e que a equipa tinha qualidade suficiente para dar a volta aos maus resultados.

Apesar dessas palavras, Roger Schmidt está, um dia depois, na porta de saída. Rui Costa tem conferência de imprensa agendada para as 18h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    31 ago, 2024 Paços 17:25
    Parabéns a todos jornalistas abutres, hienas e parasitas do futebol português! Uma palavra tristeza aos benfiquistas fracos da cabeça e frustrados da vida!

Destaques V+