31 ago, 2024 - 19:02 • Inês Braga Sampaio
"Pelos resultados obtidos e pelas exibições não obtidas, considerámos que era o momento de trocar de treinador". Assim explica o presidente do Benfica o despedimento de Roger Schmidt. Rui Costa admite que foi um erro manter o alemão, mas a época dos encarnados "não está perdida".
Em conferência de imprensa, este sábado, no Seixal, o presidente encarnado disse que a intenção inicial era dar estabilidade à equipa, mantendo o alemão, apesar da falta de títulos da temporada passada, mas que o plano saiu frustrado com o mau arranque de campeonato.
"Ambicionámos e defendemos começar esta época com estabilidade, mas ao fim de quatro jornadas, e pelos resultados obtidos e pelas exibições não obtidas, considerámos que era o momento de trocar de treinador por isso já não é treinador do Benfica", afirma.
Rui Costa também explica a opção pela continuidade do projeto com Schmidt e o que mudou entre maio, quando garantiu que o técnico ficaria na Luz, e agora: "O que mudou foi que acreditávamos que era o melhor para o Benfica dar este voto de confiança, acreditávamos que era mais fácil refazer o primeiro ano de Roger Schmidt do que o segundo. Estas quatro primeiras jornadas provaram o contrário."
O presidente do Benfica muda de treinador à quarta jornada do campeonato, mas garante que não está a pensar nas eleições previstas para 2025. Só quer resolver um "problema". "Não penso em eleições, não estou aqui para pensar em eleições, estou aqui para pensar no Benfica", declarou.
O dirigente máximo dos encarnados promete aos adeptos que o novo treinador vai ser apresentado "nos próximos dias", aproveitando a pausa das seleções. Leonardo Jardim e Bruno Lage são nomes apontados ao banco do Benfica, mas Rui Costa não comenta nomes.
"Tenho visto muitos nomes na imprensa, muitos deles já empregados. Não adianta estar a falar em nomes, certo é que é, muito em breve, saberão quem será o próximo treinador do Benfica. Teremos de apresentar rapidamente um novo treinador. Não ficará nenhum interino. Do dia de começarem os treinos teremos novo treinador, com toda a certeza", sublinhou.
O Benfica perdeu cinco pontos em quatro jornadas na I Liga, no entanto, Rui Costa não atira a toalha ao chão.
Benfica
O Benfica deixa dois pontos em Moreira de Cónegos (...)
"Tenho plena convicção de que podemos conquistar títulos este ano. Não construímos um plantel só à imagem de Roger Schmidt, o treinador que aqui chegar encontrará um plantel de ótima qualidade, preparado para ganhar. Traremos um treinador com mais ou menos o mesmo perfil tático e de jogadores. Tenho a máxima convicção de que esta época não está perdida", afirmou.
Nesta conferência de imprensa no Seixal, Rui Costa agradeceu o trabalho realizado por Roger Schmidt, que conquistou o campeonato na primeira temporada e garantiu que "a relação humana não foi minimamente beliscada".
O presidente das águias admite que apostar na continuidade do treinador alemão foi um erro, após a última temporada, mas afirma que não tem nenhuma "bola de cristal" nem joga no "Totabola à segunda-feira".