Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fernando Seara demite-se da AG do Benfica

21 set, 2024 - 16:29 • Carlos Calaveiras Redação com Lusa

Reunião magna dos sócios vai ter de ser retomada no prazo máximo de 30 dias.

A+ / A-

O presidente da Assembleia-Geral do Benfica, Fernando Seara, demite-se em plena reunião magna do clube da Luz.

Em causa, o facto de os sócios quererem suspender a reunião por estar alegadamente a haver confusão em relação aos artigos que devem ser votados.

Fernando Seara queria continuar a reunião, mas um sócio apresentou requerimento para suspender a assembleia-geral.

Após alguma confusão, com vários sócios a gritar "Demissão" e "Uma vergonha", o requerimento foi votado e a assembleia-geral foi suspensa para data a agendar.

No entanto, o presidente Rui Costa apelou à calma e pediu para que a assembleia-geral prosseguisse.

De manhã foi aprovada a proposta global de novos estatutos.

A assembleia-geral do Benfica acabou por ser interrompida antes de votados todos os 97 artigos da proposta global, mas vai ter de ser retomada no prazo máximo de 30 dias. Ainda não há data escolhida, confirmou José Pereira da Costa, que assumiu a condução da AG após a demissão, a meio da tarde deste sábado, do anterior presidente da Mesa, Fernando Seara.
“Vamos retomar os trabalhos oportunamente. A primeira votação foi aprovada quase por unanimidade, com muito poucos votos contra, e estamos [no momento da interrupção] a votar o segundo ponto da ordem de trabalhos”, disse José Pereira da Costa aos jornalistas.

Entre as propostas detalhadas está a possibilidade de transição dos sócios correspondentes para efetivos com metade da antiguidade, o aumento dos votos para os sócios jovens, de um para três até aos cinco anos e de cinco para 10 para quem é associado há mais de cinco.

Relativamente às reuniões magnas do clube, esta proposta de revisão estatutária sugere que passe a votar também as contas consolidadas do grupo Benfica, e não apenas as do clube.

A maioria do clube na SAD vai passar a ser estatutariamente obrigatória, assegurando ainda que terá o controlo da gestão e indicando sempre o presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, se ela existir.

Vai ser igualmente proposta a limitação de três mandatos aos presidentes dos vários órgãos sociais do clube, casos da direção, da mesa da assembleia geral, do conselho fiscal e da comissão de remunerações.

[atualizada às 22h15 com a interrupção dos trabalhos e algumas das propostas]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+