27 mar, 2021 - 22:14
O árbitro holandês Danny Makkelie pediu desculpa a Portugal por não ter validado o golo de Cristiano Ronaldo no último minuto da partida contra a Sérvia.
A novidade foi deixada por Fernando Santos na conferência de imprensa após final da partida. O selecionador confirma que foi chamado à cabina do árbitro, que pediu desculpa depois de ter visto o lance na televisão.
"O árbitro pediu-me desculpa na cabine e disse-me que estava envergonhado", disse.
O técnico nacional acrescenta: "Estive no balneário com ele e pediu-me desculpa. Ele tinha-me dito dentro de campo que ia ver as imagens e que se fosse o caso que me chamava para pedir desculpa… e assim foi. É a segunda vez numa fase de apuramento que me pedem desculpa depois do jogo. Eu disse-lhe dentro de campo que uma prova destas não haver VAR ou linha de baliza. Aliás, uma das coisas que ele me disse é que era importante a linha de golo, mas eu disse-lhe que a bola estava meio metro dentro da baliza".
"Não havia nenhum obstáculo entre o fiscal de linha e a linha de golo. Mas isto não resolve o problema porque empatámos. Há que repensar. Os árbitros são humanos e erram, mas por isso é que há o VAR e a tecnologia da linha de golo para evitar isto", acrescentou Fernando Santos.
Último minuto controverso na partida Sérvia x Portugal 🤨#sporttvportugal #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #WCQ #Serbia #Portugal #cristianoronaldo #cristiano #ronaldo pic.twitter.com/jLOUccRrql
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) March 27, 2021
Portugal empatou 2-2 na Sérvia depois de ter estado a vencer por 2-0, bis de Diogo Jota, mas deixou-se empatar em 15 minutos na segunda parte.
Sobre a entrada no segundo tempo, Fernando Santos não tem muitas explicações: "Não consigo encontrar explicação. Tinha alertado os jogadores. Não estivemos ao nível da primeira parte. Depois do empate reagimos bem e controlámos. A Sérvia nessa altura deixou de ter hipótese de controlar."
Uma das novidades no onze da equipa das quinas foi Diogo Jota. Fernando Santos estava satisfeito com a exibição do avançado do Liverpool, autor dos dois golos lusos.
"O que pretendi foi claro e resultou em pleno. Queríamos sair em posse e aproveitar os espaços que o Ronaldo ganha. Não contávamos era sofrer golo a abrir a segunda parte. Isso deu ânimo à Sérvia. Depois voltámos ao jogo mas fizemos um golo que não foi válido".
Na terça-feira há já mais uma partida de qualificação para o Mundial 2022. "Agora vem o jogo com o Luxemburgo, que é muito importante para nós. Só dependemos de nós", finalizou Fernando Santos.