23 jun, 2021 - 08:30 • Pedro Azevedo
A seleção portuguesa não depende de terceiros para se qualificar para os oitavos de final do Europeu de futebol. Um triunfo ou um empate frente à França garante o apuramento. E se a Hungria não surpreender a Alemanha, Portugal até pode perder frente aos gauleses.
Pontuar frente à França é decisivo na esfera desportiva, mas também no plano financeiro. Até agora, a FPF já faturou 10,75 milhões de euros na atual competição. A UEFA paga 9,25 milhões de euros a cada seleção pela presença na prova.
À semelhança do que acontece na Liga dos Campeões, a UEFA também premeia a performance desportiva de cada equipa na fase de grupos. Os prémios são de 1,5 milhões por vitória e 750 mil euros por empate. Em dois jogos, Portugal tem uma vitória e uma derrota. Desta forma, já averbou no total, neste Europeu, 10,75 milhões de euros.
Euro 2020
O campeão de 2016 avisa que a seleção nacional não(...)
A bonificação para as equipas que se apurarem para os oitavos de final é de 2 milhões de euros. Se Portugal vencer a França, receberá 1,5 pela vitória mais 2 milhões pelo apuramento, num total de 3,5 milhões de euros. É quanto vale o jogo desta quarta-feira em Budapeste.
Renovação do título igual a 31 milhões de euros
Na fase a eliminar, a recompensa pela passagem aos quartos de final é de 3,25 milhões. A chegada às meias-finais vale 5 milhões. Na final, o finalista vencido recebe 7 e o vencedor arrecada 10 milhões de euros.
Tudo somado, até ao fim da competição, se Portugal repetir a façanha de 2016 pode juntar aos 10,75 que já garantiu mais 20,25, o que daria um total de 31 milhões de euros.
Portugal joga frente à França, campeã mundial em t(...)
Há cinco anos, em França, Portugal obteve três empates na fase de grupos e na fase a eliminar chegou à final, vencendo a competição.
Recebeu no total 25,5 milhões, entregando 25% do bolo aos jogadores (cada um foi premiado com 300 mil euros brutos). Entretanto a UEFA decidiu aumentar em 20% a recompensa financeira às seleções no Euro 2020.