26 ago, 2021 - 12:40 • Redação
Fernando Santos, selecionador nacional, decidiu deixar cair sete nomes da lista dos 26 convocados para o Euro 2020, promovendo alguns regresso e estreias.
O selecionador levou 26 jogadores para a prova do último verão e convocou apenas 25 para o triplo compromisso da primeira pausa internacional da temporada.
Em relação à lista do Euro, saem Rui Silva, José Fonte, Nélson Semedo, Sérgio Oliveira, William Carvalho, João Félix e Renato Sanches. A estes nomes junta-se ainda Diogo Dalot, que não esteve na lista inicial, mas entrou antes do arranque da prova depois de João Cancelo testar positivo à Covid-19.
Diogo Costa, Ricardo Pereira, Domingos Duarte, Gonçalo Inácio, João Mário são as novidades na convocatória.
Um dos principais critérios que Fernando Santos referiu na conferência de imprensa foi a utilização nos respetivos clubes, o que significou a saída de alguns dos jogadores do Euro.
Nélson Semedo não tem sido titular no Wolverhampton, assim como William Carvalho no Bétis e Sérgio Oliveira no FC Porto. Dalot regressou ao Manchester United, mas também não soma muitos minutos.
Aos menos utilizados juntam-se João Félix e Renato Sanches, jogadores que estão em recuperação de lesão e, por isso, impossibilitados de jogar pela seleção.
Há dois casos que fogem ao critério da utilização: Rui Silva tem sido titular no Bétis, mas Fernando Santos optou por chamar Diogo Costa, jovem guarda-redes do FC Porto e que assumiu a titularidade nos dragões no início de época.
José Fonte, campeão europeu em 2016 e 46 vezes internacional pela seleção, é uma das ausências notadas. O experiente central tem 37 anos, completa 38 ainda este ano, e apesar de manter a titularidade no Lille, Fernando Santos optou por uma dupla de jovens centrais para fazerem companhia a Pepe e Rúben Dias, titulares indiscutíveis no Euro.
Fernando Santos
Domingos Duarte, João Mário e Ricardo Pereira regr(...)
Domingos Duarte, central do Granada de 26 anos, regressa às escolhas, depois de ter somado as duas primeiras internacionalizações antes do Euro.
Gonçalo Inácio, do Sporting, é a grande novidade do lote. O central de 20 anos estava a ser apontado a uma estreia na seleção sub-21, mas o estatuto de titular no Sporting permite saltar diretamente para a seleção AA.
Fernando Santos explicou as opções e o exercício que faz para cada convocatória: "Quem sai é a eterna questão. Na minha perspetiva, entendo que estes são os que me podem servir melhor para estes jogos. Este é o exercício. Colocamos lá 40, depois é perceber como podemos escolher a lista final. Tenho 6 laterais-direitos na lista, mas só posso levar dois. Tenho de afinar o critério. Podemos sempre achar que podiam vir outros".
A seleção fará três jogos na pausa internacional. Começa com a receção à República da Irlanda, no próximo dia 1 de setembro, a contar para a qualificação para o Mundial 2022. Segue-se um particular frente ao Catar, seleção que organiza o torneio no próximo ano, e termina com a deslocação ao Azerbeijão, no dia 7, a contar para a qualificação para o Mundial.