30 set, 2021 - 12:55 • Redação
Fernando Santos sublinhou, esta quinta-feira, que a convocatória de Matheus Nunes à seleção nacional era mera questão de tempo.
O médio do Sporting, que escolheu Portugal em detrimento do Brasil, estreou-se entre os eleitos do selecionador nacional com vista aos jogos com Qatar, de caráter particular, e Luxemburgo, relativo à qualificação para o Mundial 2022. Questionado, em conferência de imprensa, sobre o luso-brasileiro, Fernando Santos foi taxativo: "Matheus Nunes estava a bater à porta da seleção. Desta vez, a porta abriu e ele entrou."
"Se o convocámos é porque entendemos, como já tinha dito antes, que tem características que nos podem trazer complementaridade em relação aos outros jogadores que temos para o meio-campo. Mas uma coisa é jogar no clube, outra na seleção. Ele no clube joga com uma linha de três atrás e apenas dois no meio-campo. Agora é integrá-lo, mas do que temos visto dele pode trazer algumas coisas à seleção nacional", aditou.
Mundial 2022
A seleção nacional defronta Qatar, em particular, (...)
Os dois outros luso-brasileiros da seleção são Pepe e Otávio, do FC Porto, que se encontram lesionados. O central foi chamado, mas o médio não. Segundo Fernando Santos, deve-se a informações clínicas díspares.
"A informação clínica que tenho é que [Pepe] está disponível. Basta ver o caso do Otávio, que facilmente estaria convocado para estes dois jogos mas cuja informação que tenho é que não está apto", esclareceu.
Quanto aos jogos com Qatar e Luxemburgo, Fernando Santos admitiu a possibilidade de poupar no primeiro, apesar de "não haver amigáveis" na seleção, para ter a certeza que "todos estão bem" no segundo.
"Não há jogos fáceis. Esta equipa do Luxemburgo tem jogadores de qualidade e tem crescido muito nos últimos anos. Agora, Portugal é claramente favorito para o jogo. Há que olhar para as equipas sem medos, mas com o respeito que merecem", acrescentou o selecionador.
Portugal recebe o Qatar a 9 de outubro, sábado, às 20h15, e o Luxemburgo no dia 12, terça-feira, às 19h45. Ambos serão no Estádio Algarve e terão relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.