02 mai, 2022 - 19:00 • Redação
O selecionador nacional feminino regozija com a repesca de Portugal para a fase final do Euro 2022.
Em declarações aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Francisco Neto assume que preferia "um mundo sem guerras" e ter chegado ao Europeu por mérito em vez da exclusão de um país em conflito armado, a Rússia.
"A partir do momento em que fomos convidados para participar, é o segundo evento das seniores, é algo que nos honra muito e algo com que ficamos muito orgulhosos, fruto do nosso trajeto neste apuramento e do que de bom conseguimos fazer", destacou.
Portugal entra no Euro em substituição da Rússia, excluída devido à guerra na Ucrânia. Entra a seleção nacional, que foi eliminada pelas russas no "play-off".
Exclusão da Rússia, devido à guerra na Ucrânia, ab(...)
A preparação para o torneio, mesmo "de forma inconsciente, aconteceu", nomeadamente com a participação na Algarve Cup, em que Portugal defrontou Noruega e Suécia, duas das equipas mais fortes da Europa.
"Não poderíamos ter feito nada de outra maneira. Agora é arregaçar as mangas, temos muito trabalho pela frente para chegarmos no primeiro dia da competição em pé de igualdade com os nossos adversários, para podermos alavancar mais uma vez a qualidade da nossa equipa e chegar a um Campeonato da Europa e dar uma resposta positiva contra adversários de grandíssimo valor", destaca.
A seleção nacional fica inserida no Grupo C, juntamente com os Países Baixos, vigentes campeões europeus, a Suécia, atual vice-campeã olímpica, e a Suíça, que em 2017 ficou pela fase de grupos.
O Euro 2022 realiza-se entre 6 e 31 de julho, em Inglaterra.