09 jan, 2023 - 12:44
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, garante que só Roberto Martínez recebeu proposta para ser o novo selecionador nacional e define objetivos mais ambiciosos que nunca para o espanhol: chegar às meias-finais de todas as provas.
Em conferência de imprensa de apresentação do novo selecionador português, esta segunda-feira, Fernando Gomes assume que o objetivo é é começar um novo ciclo com vista ao Euro 2024 e a fazer de Portugal "um dos mais fortes candidatos ao título" no Mundial 2026:
"Queremos estar permanente e sistematicamente nas grandes decisões das grandes competições. Estar nas grandes decisões significa estar sistematicamente nas meias-finais. O ganhar ou não ganhar são pequenos detalhes, mas temos de chegar às grandes decisões. Queremos estar, pelo menos, nas meias-finais de todas as competições."
Cristiano Ronaldo, convocados, Fernando Santos, si(...)
Fernando Gomes revela que logo na primeira conversa com Roberto Martínez "ficou claro" que partilhavam da mesma visão, de que Portugal "pode e deve estar sempre nas decisões de todas as competições".
O presidente da FPF não confirma nem desmente que tenha havido interesse em José Mourinho, da Roma, no entanto, garante que só um treinador recebeu uma proposta: o novo selecionador nacional.
"O que nos interessou desde a primeira hora foi definir o perfil de selecionador que queríamos. Falámos, nesta procura, com muita gente. Todos sabem que tenho um relacionamento grande com a generalidade dos treinadores portugueses, com quem falo regularmente. O que posso confirmar é que a única proposta concreta que fizemos para ser selecionador foi ao Roberto Martínez", sublinha o dirigente.
Gomes lembra que Martínez chegou às meias-finais do Mundial 2018, que terminou no terceiro lugar, e levou a Bélgica ao primeiro lugar do "ranking" FIFA, em que também a manteve por vários anos:
"O novo selecionador teria de ser ambicioso, conhecedor do futebol internacional, habituado a treinar jogadores ao mais alto nível, com experiência nos melhores campeonatos e, idealmente, nas melhores competições de seleções. Nunca foi relevante o local de nascimento do novo selecionador nacional. O percurso de Roberto Martínez fala por si. Colocou por vários anos a Bélgica no número 1 do 'ranking' mundial e colocou-a em posição de ser capaz de disputar todos os títulos."
Gomes sublinha que os treinadores "precisam de tempo e apoio" e espera que o percurso de Roberto Martínez na seleção seja "longo e feliz".
O mandato da Direção de Fernando Gomes termina no final de 2024, dois anos antes do Mundial 2026. Ainda assim, o atual presidente da FPF considera que tem responsabilidade de "criar bases de sustentabilidade" e tudo fazer para garantir o sucesso de quem lhe suceder.