15 mar, 2024 - 17:04 • Inês Braga Sampaio
Há dois lados da "novela" de Wanderson Galeno com as seleções brasileira, a que o jogador do FC Porto escolheu, e portuguesa, que, como diz a expressão idiomática, ficou "a ver navios".
Antes de mais, o contexto. Galeno nasceu no Brasil, mas chegou a Portugal com apenas 18 anos, em 2016/17, por empréstimo do Grêmio Anápolis ao Porto, que ficou com ele em definitivo na época seguinte. Seis anos depois, conforme a Renascença avançou em primeira mão, obteve a nacionalidade portuguesa, o que o habilitava para representar a seleção nacional.
Em outubro de 2023, em declarações à televisão brasileira TNT Sports, Sérgio Conceição garantiu que Galeno estava "preparadíssimo" para representar a equipa das quinas e revelou que tinha tido "a oportunidade de falar" com Roberto Martínez, que lhe tinha perguntado sobre o luso-brasileiro. Seguiram-se elogios do selecionador, que, um mês depois, afirmou que via o avançado como um perfil semelhante ao de Pedro Neto, mas preferiu Bruma.
"[Galeno] é um dos sete jogadores que estiveram em todas as pré-listas e não foram chamados. É um jogador diferente e que na nossa estrutura pode jogar por fora, sendo destro pode atuar na esquerda", comentou o técnico espanhol, já em dezembro.
FC Porto
Avançado do FC Porto tem também nacionalidade port(...)
Porém, após este longo namoro, o Brasil antecipou-se a Portugal e, na segunda-feira, chamou Galeno pela primeira vez.
Esta sexta-feira, Roberto Martínez já nem incluiu Galeno na lista alargada de 32 convocados para os particulares com Suécia e Eslovénia, a última oportunidade para testar novas soluções antes da lista final para o Euro 2024. Questionado se havia arrependimentos por ter perdido o luso-brasileiro para o país de origem, o selecionador respondeu que "não" e sublinhou que "para jogar na seleção é preciso querer".
"[É preciso] ter uma vontade que saia do coração. Representar o povo português é especial. Acompanhámos Galeno durante o último ano, mas precisamos de respeitar. Falei com ele, ele quis jogar pelo Brasil", disse.
FC Porto
Edmilson Pimenta, o antigo jogador brasileiro de F(...)
No entanto, poucos minutos antes, em conferência de imprensa, Sérgio Conceição contou uma história um pouco diferente ou, pelo menos, com maior contexto sobre o processo.
Primeiro, deu mais detalhes sobre a conversa com Roberto Martínez e o que daí saiu: "Falei com o selecionador nacional há uns meses e ele pediu-me para sensibilizar o Galeno para escolher a seleção portuguesa. Assim o fiz e contei ao Galeno a minha conversa com o selecionador nacional, além de lhe ter dado a minha opinião sobre o que ele poderia fazer. Disse-lhe que a jogar em Portugal tem mais probabilidade de ser chamado à seleção portuguesa do que à brasileira."
"Entretanto passaram-se sete, oito ou nove convocatórias e ele nunca foi chamado. E agora chegou a seleção do Brasil e convocou-o. Está tudo dito", atirou o treinador do FC Porto.
A decisão de Galeno está tomada e o Brasil espera-o para defrontar a Inglaterra, em Wembley, e a Espanha, no Santiago Bernabéu. Portugal, que estreou Francisco Conceição e Jota Silva na convocatória, terá pela frente a Suécia, em Guimarães, e a Eslovénia, em Liubliana.